17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Guerreiro apoia criação de um espaço de atendimento aos idosos em Três Lagoas

06/05/2015 11h52 – Atualizado em 06/05/2015 11h52

A proposta é fazer o atendimento aos idosos enquanto seus familiares estiverem trabalhando.

Assessoria

Na sessão plenária desta terça-feira, 5, o deputado estadual Angelo Guerreiro encaminhou à prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, solicitando a elaboração de uma parceria junto ao Governo Estadual para a implantação de um programa com espaços destinados ao cuidado e suporte na área educacional, assistencial e médica preventiva à pessoa idosa de baixa renda. A proposta é fazer o atendimento aos idosos enquanto seus familiares estiverem trabalhando. O pedido, encaminhado pela vereadora de Três Lagoas, vera Helena Pinho, remete à defesa dos direitos da pessoa idosa.

O cuidado com idosos é tema de interesse nacional, já que pesquisas revelam um grande aumento no envelhecimento da sociedade brasileira nas últimas décadas e conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS, até o ano de 2025 o Brasil será o país com a sexta maior população de pessoas idosas no mundo. O parlamentar entende que tal projeto vai de encontro com o bem-estar de uma parte da população que “muito já contribuiu para o crescimento da cidade e merece ter qualidade de vida”.

Na justificativa apresentada pela vereadora Vera Helena, há a observação da necessidade, também, dos responsáveis por esses idosos em trabalhar. “A implantação de um programa destinado ao atendimento do idoso, como uma creche para o idoso, objetivaria ao acolhimento, abrigo diurno, cuidados, proteção e convivência adequados a necessidades da pessoa idosa enquanto seus familiares estão trabalhando”, explicou. A proposta também tem por objetivo respeitar um horário de entrada e saída, para que não se configure um asilo ou casa lar.

É certo que existem custos por parte das autoridades públicas, mas Guerreiro defende que tais despesas poderão ser decorrentes da execução de dotações orçamentárias próprias. Tal projeto já pode ser visto em diversas cidades do país e já revelaram retorno positivo quanto à assistência, saúde e autoestima dos idosos. Por isso, o parlamentar aguarda o acatamento da indicação visando a honra de tornar o estado de Mato Grosso do Sul exemplo na defesa dos direitos da pessoa idosa.

(*) Assessoria de Imprensa do Deputado Angelo Guerreiro

Durante a sessão plenária  o Deputado Angelo Guerreiro encaminhou a atual prefeita de Três Lagoas um pedido para a implantação de um programa destinado aos cuidados e saúde  do idoso. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.