23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Guerreiro visita recinto onde pacientes fazem Equoterapia pelo SUS

O prefeito Angelo Guerreiro, juntamente com a secretária municipal de saúde Elaine Furio, estiveram na manhã desta terça-feira (09), visitando o recinto onde acontecem as sessões de Equoterapia com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento cinesioterapêutico, e é recomendado para pessoas com doenças neurológicas e tratamento de pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento.

Em seu discurso, Guerreiro ressaltou o pioneirismo da Três Lagoas, sendo a única do Estado de MS que oferece este tipo de tratamento pela rede pública de saúde. “Por se tratar de algo novo, tivemos que trabalhar o dobro para elaborarmos um projeto de contração deste tipo de serviço dentro da legalidade”, comentou.

Guerreiro explicou que este tratamento é ofertado somente para os usuários do SUS que realmente necessitam desse tratamento, sendo que os encaminhados são avaliados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Clínica da Criança e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), antes de começar o acompanhamento.

A secretária de Saúde agradeceu a participação das demais pastas da Administração Municipal envolvidas nos embates burocráticos para a idealização do projeto, e salientou que a Prefeitura oferece uma rede de atendimentos na Clínica da Criança, onde esses pacientes estão inseridos.

“Este projeto não se trata de uma ação isolada, praticamente dobramos o número de profissionais na Clínica da Criança, o número de atendimento neste ano, já ultrapassa os realizados durante todo o ano passado inteiro. Trata-se de um fortalecimento da rede municipal completa voltada para todos os pacientes”, pontuou Elaine.

Enquanto aguardava o atendimento, o paciente Lorenzo Gabriel, de 04 anos de idade, diagnosticado com autismo, começou a chorar, e a avó que o acompanhava na sessão explicou. “Ele quer montar no cavalo, ama cavalos, e não entende que tem que esperar a vez dele. Essa é a segunda sessão dele e já é nítido a evolução em vários aspectos”. Lorenzo também é atendido pela Rede Municipal com fonoaudióloga.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar da terapia crianças a partir de 02 anos de idade, o agendamento do paciente será realizado pela SMS, conforme a prescrição dos profissionais de saúde da Rede Municipal – médico psiquiatra e médico neurologista.

Ao todo são oferecidas 40 vagas para sessões semanais às terças e quartas-feiras, com duração de 30 minutos.

O paciente deve seguir o fluxo de atendimento como de qualquer especialidade, ou seja, passar pela Unidade de Saúde de seu bairro e depois ser encaminhado para o especialista indicado (neurologista e psiquiatra), que prescreverá o tratamento caso necessário.

Também estiveram presentes representantes do comércio local, como Móveis Gazin , Casas Bahia , Relojoaria Estrela Dalva e Casas Pernambucanas, além das instituições Senac,  Sindicato Rural , Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (Sindivarejo), Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas  e  Instituto de Desenvolvimento Social, Económico e Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDSEAMS).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.