24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Hemosul solicita à população a doação de sangue dos tipos O positivo e negativo

22/04/2016 14h56 – Atualizado em 22/04/2016 14h56

O Hemosul informa a população que está necessitando com urgência das doações de sangue dos tipos O positivo e negativo.

Da redação

O Hemosul informa a população que está necessitando com urgência das doações de sangue dos tipos O positivo e negativo. De acordo com a informação da própria assessoria de imprensa, esses dois tipos sanguíneos estão com apenas 20% do estoque para atender a população.

Em Campo Grande, as doações podem ser feitas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h ao 12h no Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Também é possível realizar a doação na Santa Casa, que funciona de segunda a quinta-feira das 7h às 11h e das 13h às 16h. Na sexta-feira a coleta de sangue é feita das 7h às 11h e das 13h.

Atendimento no feriado

No feriado prolongado do próximo dia 21, o Hemosul irá funcionar em horário de atendimento especial. Na sexta-feira (22), Hemosul da Av. Fernando Corrêa funciona pela manhã, das 7h ao 12h. No sábado (23) também haverá atendimento ao público no mesmo horário.

A Santa Casa vai coletar sangue dos doadores na sexta-feira (22) em horário normal, das 7h às 11h e das 13h às 15h.

Conforme o Homesul, “todas as tipagens são bem-vindas, pois estamos com todo o estoque com índices baixos”.

Como doar sangue

Para doar sangue é preciso estar munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal). A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

A Hemorrede-MS aceita doadores a partir de 55 kg. OS homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer ao intervalo mínimo de seis meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

O Hemosul alerta que alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando. As vacinas proíbem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

E não esqueça: para doar sangue você deve estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação.

(*) Notícias – MS

O Hemosul informa a população que está necessitando com urgência das doações de sangue dos tipos O positivo e negativo. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.