23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Hospital faz a primeira captação de pulmão do ano

17/11/2018 07h55

Hospital faz a primeira captação de pulmão do ano

Equipe da Santa Casa realiza mais uma extração de múltiplos órgãos no hospital

Redação

A Santa Casa de Campo Grande realizou a primeira captação de pulmão do ano. A cirurgia foi feita na tarde de quarta-feira, com a extração de mútiplos órgãos de um único doador. Com a doação, o hospital já soma 88 extrações em 2018. De acordo com a assessoria do hospital, nesta captação, um paciente de 34 anos doou fígado, pulmão, rins e córneas.

O fígado e um dos rins foram levados para São Paulo, o pulmão do paciente foi transportado para a cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já o outro rim do doador permaneceu na Santa Casa, para ser transplantado. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.

Do início do ano até agora, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa já realizou seis captações de coração, 23 de fígados, 55 de rins, três de pâncreas e uma de pulmão.

A Organização é responsável pelo acompanhamento de todos os pacientes que são potenciais doadores e, após a confirmação da morte encefálica por meio de exames, a equipe estabelece contato com os familiares e o acolhimento deles em busca do consentimento pela doação.

(*) Correio do Estado

Equipe médica da Santa Casa trabalha na captação de órgãos para transplantes - Foto: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.