21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

IBGE deve divulgar em dezembro novos dados sobre florestas plantadas no País

19/08/2014 12h16 – Atualizado em 19/08/2014 12h16

A Pevs – Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – começou a ser feita em março e está em fase de apuração com informações de cada município do País

Da Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar, em dezembro deste ano, um levantamento completo sobre a área plantada com floresta em todo o País. A pesquisa, intitulada Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs), começou a ser feita em março e agora se encontra em fase de apuração.

De acordo com o gerente de Pesquisa Nacional do IBGE, Luís Lins, haverá um detalhamento de florestas plantadas por município. “Será a primeira vez que divulgaremos as áreas em hectares e isso valerá para o eucalipto, pinus e outras espécies. O IBGE continuará divulgando os dados da produção madeireira do País”, disse Lins. Dados de todos os Estados já foram enviados para a gerência nacional, que fica no Rio de Janeiro.

Para Luís Lins, esta pesquisa vai mostrar como o Brasil está em termos de florestas plantadas, principalmente porque os dados que são trabalhados hoje ainda são referentes ao último anuário estatístico da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), ou seja, de 2012. A Abraf, que junto com a Bracelpa e a outras entidades associativas, juntaram-se e criaram a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que congrega todo o setor florestal brasileiro.

Por meio de informações detalhadas sobre o plantio e produção florestal, o governo federal deverá ter mais facilidades na elaboração de políticas voltadas para o setor. “Vamos divulgar a produção em madeira em tora e detalharmos o que foi utilizado pela indústria da celulose e do papel, além do que virou carvão vegetal e lenha. Haverá mais informação porque também teremos a área plantada em hectares”, destacou Luís Lins.

(*) Com informações de Painel Florestal

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.