22.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

“Idosos merecem nossa atenção, carinho e proteção”, diz deputado Coronel David

Deputado também é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de MS e autor da Emenda Constitucional que impede agressores de atuarem no serviço público

Dia de refletir sobre um assunto importante para todos, independentemente de idade ou classe social. Neste 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Junho Violeta, o deputado estadual Coronel David (sem partido), parlamentar preocupado com as causas que envolvem essas pessoas extremamente importantes para a sociedade, ressaltou a necessidade de dar atenção, carinho e proteção a todos os idosos que necessitam de cuidados.

O Coronel David é autor da Emenda Constitucional junto com o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) que visa proteger os idosos, principalmente agora com isolamento social na pandemia. A Emenda 87, que é bem completa, tem como objetivo o impedimento de contratação no serviço público de condenados por violência contra os idosos, também pela Lei Maria da Penha e por crimes de “dignidade sexual” contra crianças e adolescentes. 

“Temos uma preocupação constante com esse tema, prova disso é que propusemos uma mudança constitucional, que foi aprovada pelos deputados, que impede o ingresso no serviço público do MS dos agressores de idosos condenados definitivamente pela justiça. Reafirmo que os idosos merecem nossa atenção, o nosso carinho e a nossa proteção”, destacou o parlamentar.

Para o deputado que é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a violência contra o idoso precisa ser denunciada o quanto antes às autoridades policiais.

 “Nossa missão é proteger quem passou a vida nos dando amor, carinho e proteção. Respeito não tem idade e o silêncio é uma forma de agressão. Denuncie, disque 100”, alerta o Coronel David.

Aumento da violência na pandemia

No Brasil, as denúncias de violência contra pessoas idosas representavam, em 2019, 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, disponibilizado pelo governo federal, o que somava em torno de 48,5 mil registros, segundo o portal Agência Brasil. Em 2018, o serviço recebeu 37,4 mil denúncias de crimes contra idosos.

No fim do ano passado, com o isolamento social devido a covid-19, o número observado em 2019 aumentou 53%, passando para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registra mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso em todo o Brasil.

Denuncie

A violação de direitos contra a pessoa idosa pode ser denunciada pelo Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além disso, a denúncia também pode ser feita pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e na App Store.

(*) Assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.