32.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

IEL abre Feira Caça Talentos Expo na capital com oportunidades de estágio

08/05/2013 10h18 – Atualizado em 08/05/2013 10h18

IEL abre amanhã a Feira Caça Talentos Expo com oportunidades de estágio

A montagem dos estandes foi concluída nesta quarta-feira (08/05) para que os expositores possam fazer a decoração

Da Redação

O IEL abre nesta quinta-feira (09/05), a partir das 8h30, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), Feira Caça Talentos Expo, que prossegue até sexta-feira (10/05), sempre das 8 às 21 horas, com entrada franca. Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, a expectativa é reunir pelo menos duas mil pessoas, nos dois dias do evento, colocando à disposição dos estudantes informações sobre o mercado de trabalho, oferta de vagas de estágio e divulgação de cursos profissionalizantes.

“A Caça Talentos tem como objetivo gerar uma interação entre o mercado de trabalho e os estudantes, além da oportunidade de divulgar vagas de estágios e empregos e a realização de cadastro de currículos. A intenção é promover um espaço voltado para tecnologia e empreendedorismo, ampliando e desenvolvendo a capacidade de inovação”, destacou Bergson Amarilla. Os interessados podem fazer inscrição por meio do site http://www.cacatalentosiel.com.br/ para garantir a participação nas palestras e workshops que serão realizados durante a feira e que têm vagas limitadas.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão inclusos minicursos e palestras, o lançamento do Prêmio IEL de Estágio, programas de trainee, rodada de oportunidades, sistemas de ensino, inovação e tecnologia, recursos humanos de empresas, programas de iniciação científica, novidades na área de desenvolvimento humano, cursos técnicos e profissionalizantes, de graduação e pós-graduação, sistemas de acesso ao conhecimento e instituições de financiamento do ensino. “Nesta quarta-feira (08/05), a empresa contratada para a montagem dos estandes já concluiu os trabalhos e os entregou para os expositores fazerem a decoração”, informou.

SENAI

Dentro da programação está prevista a realização da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, maior competição da educação profissional de Mato Grosso do Sul, com competidores das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas. Ao todo, a competição contará com a presença de 58 alunos do Senai nas categorias desenho assistido por computador (CAD), TI – soluções de software, mecânica de manutenção, eletrônica industrial, eletricidade predial, instrumentação e controle de processos, eletricidade industrial, segurança do trabalho, tornearia, eletrônica industrial, confecção de roupas, mecânica de automóvel, robótica móvel, panificação, construção em alvenaria, soldagem e aplicação de revestimento cerâmico.

A Caça Talentos Expo conta ainda com a etapa estadual do Inova Senai 2013, que nesta edição foi voltada a alunos, técnicos e docentes da entidade. São 12 projetos finalistas de um total de 57 inscritos, que vão concorrer nas categorias produto inovador e processo inovador, tendo como premiação tabletes, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto no Centro de Educação de Tecnologia ou na Agência de Formação Profissional do Senai.

Na categoria produtor inovador, pelo CetecSenai Dourados, concorrem os projetos “Linguiça de vegetais com proteína de soja”, “Cortflex”, “Geleia de chia” e “Alicate volteste”, já pela FatecSenai Campo Grande estão na disputa os projetos “Bocaré”, “Coleira inovadora”, “Carregador para celulares que utiliza placa receptora de LED”, e “Prende lixo”, enquanto pelo CetecSenai Rio Verde tem o “Cinto MacGyver”. Já na categoria processo inovador são finalistas os projetos “Luneta móvel para torno mecânico”, do CetecSenai Naviraí, “Tropeiro ecológico” e “Otimização de produto químico para chapéu de palha”, ambos do CetecSenai Rio Verde.

A programação inclui também o “Concurso Técnico-Cultural Desafio de Ideias”, que terá a participação dos alunos do Senai e empresas parceiras, envolvendo a temática inovação. O concurso tem o objetivo de estimular a capacidade inventiva, criativa e o raciocínio lógico dos alunos, além da geração de novas ideias agregando soluções inovadoras ao mercado, aproximando as indústrias das ideias criativas dos alunos.

SESI

Na parte destinada ao Sesi, a programação inclui o Workshop Inclusão de PcDs (Pessoas com Deficiências) no Mercado de Trabalho, que será promovido no dia 10, das 8 às 17 horas. Durante o Workshop, o Sesi assinará o termo de compromisso com as indústrias que vão aderir ao Programa e terá uma palestra com o desembargador do Trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do TRT/PR, sobre o tema “O Desenvolvimento Profissional das Pessoas com Deficiência frente às Oportunidades nos Ambientes Corporativos Industriais”.

Na programação estão previstas também orientações referentes à fiscalização realizada pela SRTE/MS (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado), que serão explicadas pelo chefe de fiscalização da lei de cotas para PcDs da Superintendência, Wallace Farias Pacheco. Outra questão que também terá destaque será a transformação que se espera do Ano Ibero Americano para a inclusão das PcD no Mercado de Trabalho, ministrada pelo superintendente-regional do Trabalho e Emprego no Estado, Anízio Pereira Tiago. Já o jornalista Rafael Bonfim fará palestra sobre o tema “As perguntas que fiz depois de 30 anos como pessoa com deficiência”, quando abordará os problemas que enfrentou por ser paraplégico desde os primeiros dias de vida.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA (09/05)

Manhã

8h30 – Abertura oficial

8h30 às 21h – Olimpíada do Conhecimento do Senai – etapa estadual

8h30 às 21h – Inova Senai – etapa estadual

8h30 às 21h – Concurso Técnico-Cultural Desafio de Ideias do Senai

8h30 às 21h – Startup Dojo (sala I)

9h30 – Palestra: Estágio e Mercado de Trabalho – Clara Piva (auditório I)

9h30 – Palestra: Profissões de Nível Médio e Tecnológico, seus Desafios e Oportunidades – Carolina Ramos Buscarons Iwano (auditório II e III)

9h30 – Palestra: Qual é o seu Talento? – Conselho Regional de Psicologia (auditório IV)

Tarde

14h – Palestra: Estágio e Mercado de Trabalho – Clara Piva (auditório III)

14h30 – Palestra – IBGE: Mercado de Trabalho em MS e no Brasil – Isabel de Paula (auditório I)

14h30 – Palestra: A Vale no Mato Grosso do Sul – Conhecendo o Mercado de Mineração e suas Oportunidades (auditório IV)

15h – Lançamento do Prêmio IEL de Estágio (auditório I)

16h – Mesa Redonda: Trabalho Final de Graduação em Arquitetura (auditório II)

17h – Palestra: O Psicólogo nas Organizações – Como Eu Faço? – Fernando Faleiros (auditório)

Noite

18h – Palestra: A Vale no Mato Grosso do Sul – Conhecendo o Mercado de Mineração e suas Oportunidades (auditório III)

18h – Palestra – Preparação para o Mercado de Trabalho – Patricia Alves (auditório I)

19h – Workshop Indústria Tec – Senai e Startup MS (auditório IV)

19h30 – Palestra: O Impacto das Novas Tecnologias no Trabalho e Novas Profissões – Saidul Mahomed (auditório I,II e III)

SEXTA-FEIRA (10/05)

Manhã

8h30 às 18h – Olimpíada do Conhecimento do Senai – etapa estadual

8h30 às 21h – Inova Senai – etapa estadual

8h30 às 21h – Concurso Técnico-Cultural Desafio de Ideias do Senai

8h30 – Debate: O Mercado de Trabalho em Campo Grande – ABRH/MS

8h30 – Palestra: Estágio e Mercado de Trabalho – Clara Piva (auditório IV)

8h30 – Palestra: Profissões de Nível Médio e Tecnológico, seus Desafios e Oportunidades – Carolina Ramos Buscarons Iwano (au
ditório II e III)

8h30 – Projetos Setoriais – Móveis, Plásticos e Vestuários (sala II)

10h30 – Palestra: Preparação para o Mercado de Trabalho – Patricia Alves (auditório I)

Tarde

13h – Workshop Inclusa de PCD no Mercado de Trabalho – Sesi (auditório I e II)

16h – Palestra: Inovação na Arquitetura com o Design Paramétrico e Fabricação (sala II)

17h – Palestra: Como a Pequena Empresa pode Lucrar com a Inovação – Sebrae/MS (auditório I)

Noite

18h – Premiação da Olimpíada do Conhecimento do Senai

19h30 – Palestra: O Segredo do Fracasso – Murilo Gun (auditório completo)

(*) Com informações de Assecom Fiems

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.