20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

IEL leva empresários para conhecerem fábrica da região

29/10/2013 15h24 – Atualizado em 29/10/2013 15h24

IEL leva empresários do Programa de Qualificação de Fornecedores para conhecerem fábrica da região

Participantes do projeto visitam Eldorado Brasil, uma das indústrias apoiadoras e incentivadoras do desenvolvimento regional

Da Redação

Na tarde desta segunda-feira (28), 37 empresários de Três Lagoas (MS), que integram o Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF) – realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Sebrae Nacional – participaram de um encontro sobre apresentação de resultados e desenvolvimento regional na sede da Eldorado Brasil Celulose, empresa apoiadora do projeto.

Segundo Hugo Bittar, coordenador de projetos do IEL, o PQF já certificou 68 empresas da região desde o início do programa, em 2008. O encontro possibilitou que os empresários participantes do PQF conhecessem uma das empresas-âncoras do programa. “Três Lagoas foi a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a aderir ao PQF e quase cinco anos depois da primeira turma, ainda é a única do Estado que qualifica seus fornecedores. Isto demonstra claramente o compromisso das grandes industrias locais com o desenvolvimento regional, uma vez que este programa só é possível com a participação das mesmas”, afirma Bittar.

O encontro, de acordo com ele, visa mostrar resultados, mas principalmente oferecer aos empresários a oportunidade de visitar uma das companhias que incentiva e conta com o desenvolvimento, qualificação e capacitação das empresas-fornecedoras.

De acordo com a apresentação do Programa, as empresas que conseguiram a certificação do PQF em Três Lagoas aumentaram suas produções consideravelmente. Para dar conta da demanda, a região também registrou crescimento de cerca de 40% nas micros, pequenas e médias empresas locais. “Este é um projeto muito importante para a cidade e para o Estado que não seria viabilizado sem o apoio das empresas-âncoras. Desde 2008, já foram investidos mais de R$ 70 milhões em compras com os fornecedores regionais que aderiram ao PQF. Este é um valo impar, que não existiria sem o apoio das empresas privadas”, completa.

Em constante evolução, a primeira turma do PQF formou-se em uma modalidade básica que dá ênfase à regularidade da gestão. Já a partir de 2011, a qualificação foi para a modalidade Avançada, que formou auditores dentro da empresa para que se adequem aos requisitos da norma SGQF: 2008 que engloba as normas ISO 9001: 2008 mais um item de Saúde e Segurança do Trabalho e um de Meio Ambiente. “A parceria entre o IEL, o Sebrae e a Prefeitura de Três Lagoas é essencial para as grandes indústrias da região. Precisamos dos fornecedores locais e a capacitação é fundamental para garantirmos a eficiência, sustentabilidade e a viabilidade econômica de toda a cadeia”, explica Guilherme Araújo, gerente geral de Fábrica da Eldorado Brasil, que recebeu e acompanhou os empresários do PQF em visita à fábrica.

O empresário três-lagoense Ágilio Martins, da Escala Construtora, aprovou a visita. “A orientação profissional que recebemos no Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) foi ótima e mudou a realidade da minha empresa. Vejo que os meus colaboradores estão preparados para atender as empresas âncoras e outras grandes instaladas em Três Lagoas ou qualquer outra região. Os níveis de exigência em grandes empresas é grande e com a qualificação estamos preparados”, disse.

Atualmente, o PQF está em sua quinta turma, sendo a segunda de módulo avançado, com 20 empresas participantes na certificação, 14 na manutenção e 11 na recertificação.

(*)Com informações de Assessoria de Comunicação

Com a apresentação do Programa, as empresas que conseguiram a certificação do PQF em Três Lagoas aumentaram suas produções consideravelmente (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.