22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

IFMS abre 532 vagas na graduação em dez municípios

Inscrições vão de 9 a 20 de maio. Seleção é aberta aos participantes das últimas dez edições do Enem. Saiba como concorrer

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 5, o edital que abre 532 vagas em cursos de graduação nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no 2° semestre.

Há opções em cursos de bacharelado (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Pesca), licenciatura (Computação e Química) e tecnologia (Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet). Confira a distribuição das vagas por curso e unidade na tabela ao final deste texto.

Podem concorrer aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2012 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Também é necessário ter certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, prevista para a segunda quinzena de junho.

Tanto as inscrições quanto os cursos são inteiramente gratuitos. O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – Devem ser feitas entre 9 e 20 de maio, na Página do Candidato.

O interessado deve informar um endereço de e-mail válido para que o IFMS envie tanto o comprovante de inscrição quanto eventuais informações relativas ao processo seletivo.

No ato da inscrição, também é preciso autorizar a consulta do resultado obtido no Enem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por isso, é obrigatório que a inscrição seja feita utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do próprio candidato.

Seleção – Será feita utilizando a maior nota obtida pelo candidato dentre as edições do Enem consideradas. A nota total é o somatório das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação.

Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados consta no item 5 do edital de abertura do processo seletivo.

Ação Afirmativa (cotas) – Metade das vagas se destina àqueles que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública, devendo o candidato manifestar o interesse em concorrer como beneficiário de ação afirmativa no ato da inscrição.

Das vagas reservadas, 50% são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, sendo que será garantido aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência a mesma proporção de vagas relativa à soma desses públicos na população de Mato Grosso do Sul. 

As demais vagas reservadas são para os candidatos com renda per capita maior que um salário mínimo e meio, também respeitando as cotas para pretos, pardos, indígenas e às pessoas com deficiência.

Para confirmar a autodeclaração, os candidatos pretos e pardos serão convocados para bancas de heteroidentificação. Já os indígenas deverão apresentar a documentação especificada no item 6.2 do edital de abertura.

Cronograma – A convocação para as bancas de heteroidentificação está prevista para ser publicada em 24 de maio, com prazo de envio dos documentos entre os dias 25 e 27.

A lista dos candidatos aptos à matrícula e da lista da espera será divulgada em 15 de junho, com matrículas entre os dias 16 e 30 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 25 de julho.

Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

Vagas ofertadas na graduação do IFMS

CampusCursoTurnoVagas
AquidauanaEngenharia CivilIntegral14
Redes de ComputadoresNoturno29
Sistemas para InternetNoturno23
Campo GrandeEngenharia ElétricaNoturno16
Engenharia MecânicaNoturno02
Sistemas para InternetMatutino08
Noturno10
CorumbáAnálise e Desenvolvimento de SistemasMatutino27
Noturno11
Processos MetalúrgicosNoturno14
CoximAlimentosNoturno38
Engenharia de PescaNoturno37
Licenciatura em QuímicaNoturno38
Sistemas para InternetNoturno33
DouradosJogos DigitaisNoturno25
JardimArquitetura e UrbanismoIntegral27
Licenciatura em ComputaçãoNoturno33
NaviraíAgronomiaIntegral12
Análise e Desenvolvimento de SistemasNoturno05
Nova AndradinaAgronomiaIntegral01
Análise e Desenvolvimento de SistemasNoturno21
Produção de GrãosMatutino31
Ponta PorãAgronomiaIntegral15
Gestão do AgronegócioNoturno26
Três Lagoas Análise e Desenvolvimento de SistemasNoturno14
Engenharia da ComputaçãoIntegral10
Engenharia de Controle e AutomaçãoIntegral12

Assessoria de Comunicação do IFMS  – Cleyton Lutz

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.