19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

​IFMS abre inscrições para evento sobre plataforma Arduíno em Três Lagoas

11/05/2018 14h11

IFMS abre inscrições para evento sobre plataforma Arduíno em Três Lagoas

Seminário Arduíno Day será promovido no dia 26 de maio com diversas atividades no Campus Três Lagoas do IFMS. Inscrições vão até o dia 16.

Redação

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove no dia 26 de maio o III Arduíno Day, seminário de extensão aberto ao público e voltado à plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e áreas afins. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 na página do Arduíno Day.

Nas palestras, serão abordados temas como a supervisão e controle de posição de sólidos, indústria 4.0 com sistemas embarcados e programação de hardware em tempo real.

Também estão previstas apresentações de trabalhos, por meio da exposição de banners, e de protótipos envolvendo a plataforma Arduíno. Na submissão, as propostas deverão estar em formato de resumo expandido, com duas páginas. O modelo para formatação e as normas constam na página do evento.

As atividades, que serão coordenadas por professores do IFMS e de outras instituições de ensino públicas de ensino, ocorrerão durante todo o dia no Campus Três Lagoas, que fica na Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras.

De acordo com o coordenador do evento, Denis da Silva, a proposta é apresentar as possibilidades de utilização do Arduíno. “Trata-se de uma plataforma por meio da qual é possível implantar sistemas de automação residencial e que também pode ser utilizada em trabalhos de robótica, por exemplo. Ela é bem versátil e tem ampla utilização nas áreas de eletrônica e automação. A partir dos sensores e atuadores é possível programá-la para diversas atividades”, explicou.

Os participantes receberão certificado pela participação nas atividades.

Arduíno Day – Está em sua terceira edição no Campus Três Lagoas do IFMS e é uma alusão ao Dia do Arduíno, comemorado no mês de abril.

Silva lembra que eventos voltados à plataforma são realizados também em outros locais do pais. “É uma maneira de comemorar o nascimento dessa tecnologia, que revolucionou a montagem de projetos eletrônicos com sistemas embarcados. Hoje, qualquer pessoa consegue montar sistemas eletrônicos de automação de forma rápida e fácil”.

O evento promovido no Campus Três Lagoas é destinado tanto a estudantes dos cursos ofertados pelo IFMS quanto a pessoas que queiram conhecer melhor a tecnologia. “Trata-se de uma oportunidade para o aprendizado e a troca de experiências a respeito do Arduíno, tanto para quem já desenvolve projetos por meio da plataforma quanto para aqueles que querem começar a desenvolver”, comentou.

(*) Assessoria de Comunicação

​IFMS abre inscrições para evento sobre plataforma Arduíno em Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.