25.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de outubro, 2021
InícioNotíciasIFMS abre matrículas da 2ª chamada para cursos de qualificação profissional

IFMS abre matrículas da 2ª chamada para cursos de qualificação profissional

Prazo segue até esta quarta-feira, 28, para os convocados em cursos a distância, e quinta-feira, 29, para a modalidade presencial

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com matrículas abertas para os convocados em segunda chamada nos cursos de qualificação profissional presenciais e a distância.

Os convocados nos cursos EAD, oferecidos em 15 municípios, devem fazer a matrícula até esta quarta-feira, 28. Já para os aprovados na modalidade presencial, em Naviraí e Nova Andradina, o prazo se estende até quinta-feira, 29.

Em ambas as seleções, a matrícula deve ser feita de forma online, pelo Sistema de Matrículas do IFMS. O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito nos dois casos.

Devem ser anexados ao sistema os seguintes documentos:

  • requerimento de matrícula preenchido e assinado;
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos;
  • responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos; e
  • uma foto 3×4 recente.

Caso o convocado seja menor de 18 anos, deverá apresentar o termo de ciência para solicitação de matrícula online, a ser assinado pelo responsável legal, a certidão de nascimento e documento oficial com foto do responsável legal.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo cinco megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. 

Após anexar todos os arquivos, o candidato deverá clicar em “Salvar e Finalizar” para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.

As informações completas estão disponíveis nos editais dos respectivos processos seletivos, publicados na Central de Seleção do IFMS (nº 041/2021 – presencial e nº 042/2021 – EAD).

A previsão é que as aulas dos cursos presenciais tenham início no dia 4 de agosto. Já o início dos cursos a distância está previsto para o dia 9 do mesmo mês.

Vagas – Na modalidade EAD, foram ofertadas 1.265 vagas para os cursos de Inglês e Espanhol Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor em Água Clara, Alcinópolis, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Figueirão, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Sonora e Três Lagoas. 

Já no presencial, a oferta foi de 40 vagas para os cursos de Auxiliar de Agropecuária, em Naviraí, e 30 vagas para Agente de Desenvolvimento Cooperativista, em Nova Andradina. 

Os cursos, oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), têm duração que varia entre três e cinco meses e preveem encontros semanais presenciais.

Assessoria de Comunicação Social do IFMS 

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comentários
error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.