29.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 5 de agosto, 2021
InícioNotíciasIFMS divulga primeira chamada para cursos de graduação

IFMS divulga primeira chamada para cursos de graduação

Relação de convocados já está disponível no site do Sisu; matrículas já podem ser feitas

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, 16, os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos de graduação em todo o país. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foram 936 selecionados para as mil vagas ofertadas.

relação dos aprovados em primeira chamada para os 16 cursos do IFMS está disponível no site do Sisu. De acordo com o cronograma da instituição, a primeira chamada será publicada também na Central de Seleção neste sábado, 17.

Também no sábado tem início o período de matrícula dos convocados. O prazo vai até sexta-feira, 23. A matrícula deve ser feita exclusivamente on-line, por meio do Sistema de Matrículas. 

São necessários os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto ;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • uma foto 3×4 recente;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;
  • certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos da ampla concorrência;
  • histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos cotistas;
  • documentos comprobatórios, conforme Anexo I, para beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meia per capita;
  • comprovante de endereço, ou declaração de residência, para os beneficiários da cota local – bônus;
  • formulário para Entrega de Laudo Médico para aqueles que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Conforme edital, as instruções detalhadas para a matrícula serão publicadas junto à convocação na Central de Seleção.

Heteroidentificação – A convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam pretos e pardos será feita também no sábado, 17. A verificação será on-line nos dias 19 e 20 de abril.

Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos:

  • autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada, disponível na Central de Seleção;
  • fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.

O envio da documentação deverá ser feita por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. Neste caso também, as instruções detalhadas estão previstas para serem publicadas junto com a convocação.

Já os candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para a pessoa indígena deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento indígena – Rani; certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia.

Os documentos poderão ser enviados pelo e-mail [email protected], com o assunto “Verificação de Autodeclaração.

As dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o mesmo endereço eletrônico.

Os inscritos que não têm acesso à internet, ou que tenham dificuldades no uso dos sistemas, poderão fazer o agendamento para atendimento presencial nos telefones disponibilizados no Anexo IX do edital de abertura do processo seletivo.

A previsão é que a classificação, após verificação de heteroidentificação, seja publicada no dia 21.

Cronograma

Os candidatos que não foram convocados na primeira chamada podem se inscrever até sexta-feira, 23, para lista de espera no site do Sisu.

Com base nesta lista, o IFMS irá divulgar no dia 28 de abril, na Central de Seleção, a segunda chamada para os cursos em que houver vaga disponível.

A solicitação de matrículas e manifestação de interesse nas vagas desta nova chamada deverão ser feitas entre os dias 29 de abril e 25 de maio.

Ainda em maio, no dia 28, está prevista a publicação de um edital com as vagas remanescentes do Sisu.

A previsão é que as aulas comecem no dia 4 de agosto.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

Comentários
error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.