17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

IFMS divulga programação da Semana do Meio Ambiente 2015

20/05/2015 12h13 – Atualizado em 20/05/2015 12h13

Entre os dias 27 e 30 de maio, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a Semana do Meio Ambiente 2015

Assessoria

Com o tema “Água: responsabilidade e sustentabilidade”, a programação inclui palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, oficinas, gincanas, corridas e caminhadas ecológicas.

A Semana busca conscientizar sobre a responsabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. O período é uma referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

No total, oito câmpus da instituição vão promover atividades, algumas abertas ao público externo. Os interessados em participar devem realizar a pré-inscrição gratuitamente até o próximo dia 25 no endereço www.ifms.edu.br/meioambiente.

Esta é a quinta edição do evento, promovido desde 2011. Em 2012 e 2013, a Semana se consolidou na instituição. Desde o ano passado, é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (Proex).

Confira os destaques da programação em cada município:

AQUIDAUANA

Estão previstos minicursos, gincanas, oficinas, debates e ações ambientais. Na sexta-feira, 29, estudantes do técnico integrado participam de uma trilha na Serra de Maracaju, como parte do projeto de extensão Expedições Anarco Pedagógico Atemporais. No minicurso sobre Quantum GIS, Sistema de Informação Geográfica com código aberto e gratuito, é preciso fazer a pré-inscrição pela internet.

CAMPO GRANDE

Visitas técnicas, palestras, oficinas e shows musicais serão promovidos durante o evento. Na quarta-feira, 27, a palestra é sobre o “Combate do Aedes aegypti com a utilização de larvicida botânico”. No dia seguinte, o tema será a Operação Jaguar, deflagrada em 2010 pela Polícia Federal para desarticular uma organização criminosa que praticava abates clandestinos de animais de grande porte.

CORUMBÁ

Entre as atividades, haverá uma visita técnica à empresa Vale S.A e uma palestra sobre a cadeia produtiva da reciclagem no município. Oficinas de materiais recicláveis, compostagem, esculturas com argila e origami também serão oferecidas, além de minicursos e exibição de filmes.

COXIM

Na quarta-feira, 27, tem minicurso sobre a utilização de mídias sociais para conscientização ambiental, e na sexta-feira, 29, está prevista a coleta de lixo no Rio Taquari. O minicurso de construção de minicisternas e desinfecção de água da chuva será no câmpus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Palestras, oficinas e caminhadas também constam na programação.

Paralelamente, o câmpus promove o 1° Simpósio sobre Meio Ambiente no Pantanal. Os interessados podem inscrever resumos, fotografias e poesias para o evento na página da Semana do Meio Ambiente.

A unidade também sedia o 2º Simpósio de Ensino de Ciências (SimEC). Com o tema “O meio ambiente e o ensino de Ciências em Mato Grosso do Sul”, o evento é voltado a graduandos de licenciaturas, docentes e técnicos das áreas de Ciências (Biologia, Ciências, Física, Matemática e Química) e demais licenciados que atuam na educação básica. Mais informações no endereço www.ifms.edu.br/simec.

NAVIRAÍ

Na quinta-feira, 28, será promovida a partir das 7h30, no auditório do Centro de Educação Profissional Senador Ramez Tebet, a palestra “Água, fonte de vida”, com a representante da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). No dia seguinte, no período vespertino, estão previstas visitas técnicas com estudantes.

NOVA ANDRADINA

A programação da Semana do Meio Ambiente no município inclui passeata e gincana ecológica, além de coleta de lixo eletrônico. A abertura oficial do evento está agendada para às 19h de quinta-feira, 28.

PONTA PORÃ

O câmpus não divulgou a programação. Os interessados devem procurar a unidade, na Rodovia BR 463, Km 14, s/nº, ou pelo telefone (67) 3437-9600.

TRÊS LAGOAS

A inscrição para o evento deve ser feita pessoalmente no câmpus, localizado na Rua Antônio Estevão Leal, 790, Bairro Jardim das Paineiras. O telefone para contato é (67) 3509-9500.

A programação prevista inclui minicursos, apresentações culturais, além da feira de trocas de objetos. Os interessados podem conferir, na biblioteca do câmpus, uma exposição do fotógrafo Hiroshi Omachi, na quarta-feira, 27.

Também serão oferecidas palestras sobre cidadania ambiental, recursos hídricos, mudanças climáticas, entre outras, sobre o tema água.

(*) Ascom/IFMS

Os interessados em participar devem realizar a pré-inscrição gratuitamente até o próximo dia 25. (Foto: Ilustração)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.