23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

IFMS oferece vagas em cursos técnicos de nível médio

30/09/2013 15h41 – Atualizado em 30/09/2013 15h41

IFMS oferece 80 vagas em cursos técnicos de nível médio em Três Lagoas

Termina hoje prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição

Da Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2014, processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos de nível médio.

No Câmpus Três Lagoas, são oferecidas 40 vagas para o curso técnico em Informática (manhã) e 40 vagas para técnico em Eletrotécnica (tarde).

As inscrições devem ser feitas até 17 de outubro, exclusivamente pela internet. Para concorrer às vagas, é preciso ter o ensino fundamental completo.

Para se inscrever o candidato deve acessar a página da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pela aplicação da prova. O endereço é o http://www.copeve.ufms.br/.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 e pode ser recolhido em qualquer agência do Banco do Brasil, até 18 de outubro.

Isenção – O candidato hipossuficiente que comprovar essa condição pode solicitar a isenção da taxa de inscrição até esta terça-feira, 1º de outubro. O formulário está disponível na página da Copeve.

O formulário de isenção preenchido, a ficha de inscrição assinada, a cópia do documento oficial com foto e do comprovante do Número de Identificação Social (NIS) devem ser entregues no câmpus da UFMS no município. Em Três Lagoas, o endereço é Avenida Capitão Olinto Mancini, 1.662.

A documentação também pode ser enviada pelos Correios (Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento) para a Copeve – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Comissão Permanente de Vestibular/Cidade Universitária, s/nº – Caixa Postal 549 – Corredor Central – CEP 79.070-900 – Campo Grande/MS.

Cotas – Candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública têm direito à metade das vagas. Dentro desse percentual, há reserva para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e para os que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

O candidato deverá escolher a opção “Beneficiário de Ação Afirmativa” no ato da inscrição. A documentação para comprovar a renda familiar bruta mensal consta no anexo II do edital de abertura do Exame.

Prova – Será aplicada no dia 24 de novembro, às 14 horas (horário de Mato Grosso do Sul). O Exame de Seleção tem questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.

A previsão é que os locais de prova sejam divulgados no dia 13 de novembro, na página da Copeve. O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 13 de dezembro, no mesmo endereço eletrônico.

Exame de Seleção – O IFMS oferta 760 vagas em cursos técnicos integrados de nível médio para o primeiro semestre de 2014. Além de Três Lagoas, a oferta é feita nos câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã.

Os cursos técnicos integrados têm duração mínima de três anos e meio, incluindo o estágio obrigatório. A exceção é o curso oferecido em período integral, que pode ser concluído em três anos, no mínimo.

A relação de cursos e vagas por município está disponível no edital de abertura do Exame de Seleção 2014.

(*) Com informações de Assecom IFMS

No Câmpus Três Lagoas, são oferecidas 40 vagas para o curso técnico em Informática e 40 vagas para técnico em Eletrotécnica (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.