27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

IFMS oferta curso de robótica a alunos da rede pública em Três Lagoas

19/06/2017 15h36

O IFMS é pentacampeão na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com cinco vitórias consecutivas de equipes formadas por estudantes do Campus Ponta Porã

Redação

O projeto de extensão Robótica Educacional, promovido pelo Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), está possibilitando a estudantes de escolas públicas estaduais um aprendizado inovador na área.

Com aulas todas as quintas-feiras no laboratório de eletrônica do campus, jovens do 8º e 9º anos do ensino fundamental estão conhecendo mais sobre programação e construção de robôs. Eles foram selecionados a participar do curso por terem as melhores notas em suas turmas.

“O objetivo do curso é de inserir a robótica no convívio do estudante, propondo situações-problemas e assim estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da montagem e programação dos robôs”, explicou o professor José Aparecido Jorge Junior, coordenador do projeto no IFMS.

O curso teve início no dia 20 de abril, e será ofertado até julho, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Três Lagoas (NTE), ligado à Secretaria Estadual de Educação (SED/MS).

Os estudantes utilizam kits de robótica, adquiridos pelo IFMS, para construir os robôs. Ao final do curso, as ideias serão apresentadas em eventos promovidos pelo campus e pelo NTE.

“Esperamos estimular o interesse dos estudantes da rede estadual pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia com a inserção da robótica no cotidiano do estudante”, completou o professor.

Todos os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificados de participação.

Robótica no IFMS

O estímulo à robótica como fonte de aprendizado já e uma tradição na instituição e também é desenvolvido em outros campi. Atualmente, o IFMS é pentacampeão na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com cinco vitórias consecutivas de equipes formadas por estudantes do Campus Ponta Porã.

A OBR é uma olimpíada científica apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinada a alunos de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o Brasil.

Recentemente, o Campus Dourados promoveu um evento também com foco na robótica. O “R-Day – Workshop de Robótica e Arduíno” foi realizado em maio na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa e aberto aos estudantes da rede pública do município. O objetivo foi inserir os alunos no universo da automação residencial e robótica móvel e ambientá-los em assuntos relacionados à robótica e inteligência artificial e seus papéis na sociedade.

(*) Ascom/IFMS

Todos os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificados de participação (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.