28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

II Encontro de Inglês evidencia ensino da Língua Estrangeira

21/10/2013 10h33 – Atualizado em 21/10/2013 10h33

II Encontro de Inglês evidencia ensino da Língua Estrangeira em sala de aula

Objetivo é apresentação de projetos e troca de experiências pedagógicas entre professores e professoras da Rede Municipal de Ensino(REME)

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) promove nesta segunda-feira (21), no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria, o II Encontro de Inglês dos Professores da Rede Municipal de Ensino (REME).

Segundo a coordenadora do 6º ao 9º ano de Língua Estrangeira (inglês), Maria Helena Ferreira, aproximadamente 45 professores apresentarão seus projetos ao longo do dia. “O objetivo do encontro é a integração dos profissionais por meio das experiências vividas em sala de aula. É um momento de evidenciar o ensino da Língua Estrangeira, de reconhecimento dos nossos profissionais da Língua Inglesa”, destacou Maria Helena.

Em suas apresentações, os professores mostraram os registros da prática pedagógica por meio de pesquisas no dicionário, produção de texto e a leitura. Com tema livre, os docentes criaram atividades com as cores, números, frutas, entre outros.

O tema escolhido pela professora da Escola Municipal Senador Filinto Müller, Luzia Sobral, foram as frutas. Para desenvolver seu projeto a professora criou o Bingo das Frutas com a participação e o envolvimento dos alunos desde a escolha das frutas, confecção das cartelas e o exercício da oralidade através da leitura dos nomes das frutas.

Com o intuito de fixar o conteúdo, o professor da Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho, Waldir Pereira do Nascimento, mostrou os resultados da aplicação de seu projeto “Tocar as palavras”. “O objetivo dessa atividade é a revisão dos vocabulários através do lúdico, do desafio e da competição”, explicou.

Terceira colocada do Prêmio Professor Destaque 2013, realizado durante o 3º Fórum de Práticas Educativas do Ensino Fundamental, a professora Patrícia Ferreira de Brito ressaltou sua experiência em sala de aula com o projeto “Aprendendo com o Teacher Fish”.

“Por meio do peixe (fish) foram trabalhadas noções de Meio Ambiente, matemática, cooperação, paciência, cidadania e até democracia”, contou Patrícia, explicando que havia um aquário em sala de aula e as crianças fizeram uma eleição para colocar nome nos peixinhos.

“As crianças foram muito receptivas e a aprendizagem aconteceu de forma natural. Assim, os alunos puderam assimilar o vocabulário também por meio de um passeio na Lagoa Maior, piscicultura e no viveiro de mudas”, contou a professora, acrescentando que foi possível agregar novos conhecimentos ao conteúdo que estava sendo desenvolvido em sala de aula.

A assessora Educacional e Pedagógica da SEMEC, professora Jussara Aparecida de Souza Fernandes acompanhou a apresentação dos trabalhos e reforçou a importância da troca de experiências, valorização profissional dos professores e o ensino de qualidade para os alunos da REME.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

Em suas apresentações, os professores mostraram os registros da prática pedagógica por meio de pesquisas no dicionário, produção de texto e a leitura (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.