28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Inadimplência das empresas cresce em março

28/04/2014 10h48 – Atualizado em 28/04/2014 10h48

Cheques sem fundos e dívidas não bancárias foram as principais responsáveis pela alta do índice no mês

Da Redação

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou alta de 3,7% em março, na comparação com fevereiro deste ano. Na variação anual – março de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador cresceu 3,3%. No primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice também subiu 7,4%, comportamento bem diferente do que foi observado durante o primeiro trimestre do ano passado (variação de apenas 0,1%).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o encarecimento do custo do capital de giro, determinado pelas sucessivas elevações da taxa básica de juros (taxa selic), o ambiente de baixo crescimento econômico combinado com inflação em alta, impõem dificuldades sobre a situação financeira das empresas.

Os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pelo crescimento do indicador, com variações positivas de 11,4% e 2,6% e contribuições positivas de 1,9 p.p. e 1,0 p.p. Os títulos protestados também tiveram alta de 3,5% e contribuíram de forma positiva com 0,8 p.p. A inadimplência com os bancos teve variação e contribuição nulas no índice de março de 2014. Veja os dados completos na tabela abaixo:

VALOR MÉDIO DOS CHEQUES SEM FUNDOS APRESENTA QUEDA

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 22,4% no primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas com os bancos também apresentaram declínio de 1,6%. Já valor médio dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registraram altas de 9,0% e 6,1%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

A inadimplência com os bancos teve variação e contribuição nulas no índice de março de 2014 (Foto: Reprodução/Serasa Experian)

O valor médio dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registraram altas de 9,0% e 6,1% (Foto: Reprodução/Serasa Experian)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.