29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Indústria de MS amplia otimismo para próximos 6 meses

06/11/2013 11h31 – Atualizado em 06/11/2013 11h31

Indústria estadual amplia otimismo para os próximos 6 meses

Os empresários sul-mato-grossenses estão animados com relação à demanda, contratação de empregados, aquisição de matérias-primas e exportação

Da Redação

A Sondagem Industrial, realizada em setembro pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, destaca que a indústria estadual ampliou o otimismo para os próximos seis meses com boas expectativas em relação à demanda por produtos industrializados, à contratação de empregados, à compra de matérias-primas e à exportação de produtos industrializados. A melhor marca dos indicadores dos industriais do Estado foi registrada para a demanda por produtos industrializados, com o indicador alcançando a marca de 60,9 pontos, que, no comparativo com o último levantamento, houve crescimento equivalente a 2 pontos.

As demais variáveis apresentaram o seguinte desempenho: a contratação de trabalhadores pelo setor industrial alcançou 57,6 pontos, ou seja, aumento de 4,3 pontos; a compra de matérias-primas obteve a marca de 55,4 pontos, crescimento de 3,2 pontos; e a exportação de produtos industrializados atingiu a marca de 50 pontos, o que representa uma queda de 7,8 pontos. “Vale ressaltar que nos quatro casos os resultados a partir dos 50 pontos indicam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses”, traz avaliação do Radar da Fiems, completando que o mesmo comportamento de otimismo foi verificado nacionalmente.

Em Mato Grosso do Sul, de um modo geral, os empresários industriais se mostraram satisfeitos com a margem de lucro operacional de suas empresas no terceiro trimestre do ano, com o indicador alcançando 51,3 pontos. Quanto às condições de acesso ao crédito e situação financeira geral da empresa, os indicadores alcançaram os 40,1 e 55,6 pontos, respectivamente. Vale ressaltar que nas três dimensões avaliadas houve melhora em relação ao trimestre anterior.

ICEI

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em outubro o equivalente 60,5 pontos, indicando um crescimento de 5,5 pontos sobre o resultado do mês anterior, sendo esse o maior patamar alcançado pelo índice nos últimos 12 meses no Estado. Em síntese, o desempenho sinaliza que os industriais sul-mato-grossenses estão ainda mais confiantes, especialmente, em relação às expectativas quanto à economia estadual e com o comportamento das próprias empresas, que apresentaram evoluções de 5,4 e 7,2 pontos, respectivamente.

Em outubro, para 15,6% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora também foi apontada por 15,6% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para 25% dos respondentes, sendo que 43,8%, 43,8% e 56,3% disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Para os próximos seis meses, 37,5% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira e, no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes também alcançou a marca de 37,5%. Por fim, com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 59,4% dos respondentes mostraram-se confiantes, enquanto 53,1%, 56,3% e 34,4% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

(*) Com informações de Assecom Fiems

A melhor marca dos indicadores dos industriais do Estado foi registrada para a demanda por produtos industrializados (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.