17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Indústria Nuclear de Resende (RJ) será inspecionada

18/10/2004 09h46 – Atualizado em 18/10/2004 09h46

JB online

Três técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegam hoje (18) ao Brasil para conhecer as instalações da Indústria Nuclear do Brasil (INB), em Resende (RJ).

“Eles vão ver tudo que for necessário. Mas o Brasil não vai abrir mão de sua tecnologia. Não queremos criar nenhum problema porque somos sócio-fundadores da agência e temos todo o interesse em fortalecê-la. Somos um dos poucos países que têm instalações militares visitadas pela agência. Mas sabemos que é possível fazer a inspeção assim”, afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, ao jornal O Globo.

Em entrevista hoje à Folha de S. Paulo, Campos afirmou que a inspeção não deve ser total. “A forma física da centrífuga e a maneira pela qual ela se apóia é que não consideramos necessário visualizar”, disse.

Há pelo menos um ano existe a polêmica sobre a permissão para que os inspetores internacionais vejam as unidades brasileiras de enriquecimento de urânio. A AIEA afirma que o Brasil está dando um mau exemplo a países como Irã e Coréia do Norte. Já a comunidade científica brasileira que defende a manutenção da tecnologia nacional sob sigilo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.