33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Inscrições para o Enem 2016 começam hoje

09/05/2016 10h06 – Atualizado em 09/05/2016 10h06

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas no dia 5 e 6 de novembro. Resultado da avaliação é a principal entrada para as instituições de ensino superior através dos programas educacionais

Ariane Pontes com informações

Começou a partir das 9 horas desta segunda-feira, dia 9, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016, o maior evento educacional do país. As notas da prova são usadas nos processos seletivos do SISU, ProUni e Fies, programas do Ministério da Educação – MEC que disponibilizam vagas, bolsas de estudos e financiamentos para cursos de graduação de nível superior em instituições de ensino públicas ou privadas.

O termino das inscrições é no dia 20 deste mês, às 22h59min, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 68. As informações estão no edital do exame. O cadastro é feito pela internet, no site do Enem.

Para fazer a inscrição é necessário no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Precisa informar também um endereço de email. Só é possível fazer a inscrição por email, assim, cada estudante deverá ter email próprio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.

É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.

Para confirmar o cadastro é preciso pagar a taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

NOVIDADES

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.

Este ano as eleições municipais em todo Brasil acontecerão no mês de outubro, mês em que as provas do Enem são aplicadas, as provas do Enem 2016 serão adiadas para o mês de novembro, o que segundo o MEC é para que os participantes não percam o foco na hora das avaliações do Exame.

(*) Com informações Portal MEC

Inscrições são feitas somente pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. (Foto: MEC)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.