34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Integração e aperfeiçoamento são foco da segunda Imersão Pedagógica do Senai

Integração e aperfeiçoamento profissional é um dos focos da segunda Imersão Pedagógica do Senai, que começou nesta segunda-feira (25/07), no auditório do Hotel Grand Park, em Campo Grande. Até a próxima quinta-feira (28/07), os profissionais de educação das 11 unidades do Senai de Mato Grosso do Sul participarão de palestras, workshops e oficinas.

Na abertura do evento, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou a importância da troca de experiência entre as unidades na intenção de levar o que há de melhor aos alunos e acompanhar as transformações na área. “A metodologia de educação está mudando. Para isso, precisamos nos aprimorar e ensinar de uma maneira diferente para conseguir continuar mudando vidas. Temos que mudar nosso padrão e isso é um processo gradativo”, ressaltou.

Integração e aperfeiçoamento são foco da segunda Imersão Pedagógica do Senai

Segundo o gerente de educação do Senai, Rogaciano Adão Canhete, as trocas são ainda mais importantes após o longo período de pandemia. “O objetivo principal é provocar nossos profissionais. Eles são muito competentes, têm vivência e experiência, então a troca é muito importante para despertar essa qualidade que, às vezes, está adormecida”, disse.

Para a coordenadora do CISS (Centro Integrado Sesi Senai) de Naviraí, Taís Caetano Gimenez, a imersão é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de estimular os profissionais a voltar com novos projetos para suas unidades. “O maior ganho disso tudo é nos fortalecer como equipe de educação do Estado, fazendo essa troca de experiência. Tirar esse tempo para imergir como equipe para sairmos daqui mais fortes e nos conhecendo melhor”, destacou.

A utilização de novas tecnologias é um dos focos dos profissionais do Senai e é uma das experiências a serem trocadas no evento. O instrutor do Senai de Três Lagoas, Márcio Túlio, é um dos que trouxe novidades para compartilhar com os colegas. “Eu tenho inserido para os meus alunos o Power BI, que é uma ferramenta nova para o mercado e oferece gráficos e análises dinâmicas. Eu acho que isso, dentro da formação técnica do nosso profissional, já faz diferença, inclusive em relação a uma formação superior”, explicou.

ESG e novos desafios

A palestra de abertura foi realizada pela BBX Consultoria, em que Robson Bessa e Cibelle Plaça apresentaram instruções e conceitos para fortalecer o projeto Senai Exponencial. A proposta tem como objetivo alavancar o modelo de atuação da instituição, visando não só ferramentas tecnológicas, mas também uma abordagem voltada para inovação.

Integração e aperfeiçoamento são foco da segunda Imersão Pedagógica do Senai

Entre os assuntos tratados pelos palestrantes estão as práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança). Conforme Cibelle Plaça, os conceitos podem ser aplicados desde as ações mais simples a mais complexas. “Estamos falando também de trazer mais competitividade, gerar mais emprego e aumentar a capacidade de um país. Sustentabilidade tem a ver com a sustentação de um negócio. Não é só sobre plantar árvores”, finalizou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.