15/09/2014 12h11 – Atualizado em 15/09/2014 12h11
IP diz que busca o entendimento com trabalhadores na questão salarial
A International Paper acaba de emitir comunicado informando que vem negociando o acordo coletivo com os trabalhadores da indústria e que quer o entendimento entre as partes
Léo Lima
Um comunicado da International Paper (IP) foi enviado às redações dos órgãos de comunicação, informando a respeito das manifestações de hoje (15), no site das indústrias de papel e celulose, e colocando a posição da empresa.
Segundo o comunicado, a IP esclarece que vem negociando o Acordo Coletivo de Data Base com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose de Três Lagoas (Sititrel), de sua unidade em Três Lagoas.
Conforme a informação, a empresa ressalta que “tem total interesse para que haja um entendimento entre as partes”.
MANIFESTAÇÕES
Um grupo de dirigentes sindicais, formado por representantes da CUT, Força Sindical, Sinap, comandados pelo Sititrel, está desde às 7 horas da manhã desta segunda-feira no site da Fibria e da IP fazendo manifestações contra o desacordo com relação às propostas das empresas, na questão do reajuste salarial.
De acordo com o presidente do Sititrel, Almir Morgão, o sindicato apresentou, inicialmente, uma proposta de 4% de ganho real mais o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que está em 6,33%, mas os patrões não acataram, dando uma contra-proposta de 6,7% no total, o que não agradou os empregados.
Ainda conforme Morgão, o sindicato, então, fez uma outra proposta, de 2% de ganho real mais o INPC, e no entanto, novamente, tal propositura foi rejeitada pela diretoria das empresas. “Até sexta-feira (19), se não houver acordo, vamos entrar em greve”, alertou o dirigente sindical.
