28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

International Paper proporciona encontro de gerações no ambiente de trabalho

Empresa estimula a troca de conhecimentos e de experiências entre os profissionais

 Atualmente, muito se fala sobre as gerações X, Y e Z e suas características, principalmente quando se trata do perfil profissional de cada uma delas. Isso porque, apesar de terem algumas semelhanças, as gerações apresentam linguagens e comportamentos distintos, que acabam influenciando seu modo de atuar no mercado de trabalho.

Tendo em vista essas diferenças, uma pesquisa feita pela Amcham Brasil, anos atrás, revelou que 70% das empresas ainda não realizavam ações para facilitar a integração multigeracional. No entanto, nos dias atuais a convergência entre gerações já é realidade no mundo corporativo e é considerada como algo positivo pelas empresas, que buscam cada vez mais a diversidade.

Como prova disso, uma pesquisa realizada pela Forbes aponta que 85% das empresas acreditam que a diversidade geracional resulta em maior inovação de ideias. Além disso, o estudo pontua que equipes inclusivas tomam decisões de negócios em menos tempo, atestam mais produtividade, minimizam o tempo gasto e geram resultados 60% melhores.

International Paper proporciona encontro de gerações no ambiente de trabalho

Diferentes gerações na International Paper

Considerando os benefícios de uma equipe multigeracional, é comum encontrar na International Paper diferentes gerações que trabalham lado a lado, trocando experiências e conhecimentos. Portanto, da mesma forma que existem profissionais com uma longa carreira na IP, também têm jovens começando a construir seu futuro na empresa.

José Teixeira, Coordenador de Silvicultura, e Bruna Dinofre, Líder de Silvicultura, dupla que trabalha na unidade de Mogi Guaçu, representa bem esse cenário. Atuando há mais de 30 anos na International Paper, José divide toda sua experiência com Bruna, que tem 27 anos e evolui diariamente com as orientações de seu coordenador. 

“Eu aprendo muito com o José todos os dias, tanto na parte técnica, por ele ter tanto tempo de casa e ter passado por tantas áreas, quanto na parte de liderança, quando se trata de gerir pessoas. Essa experiência é muito positiva para mim”, afirma Bruna.

Segundo José, essa troca de conhecimento é incentivada pela IP, que está sempre em busca de novos talentos e pessoas com potencial para áreas de liderança. Ele afirma que a empresa oferece muitas oportunidades e, por isso, é importante ter essa postura de ensinar os jovens para que eles estejam preparados para novos desafios.

Oportunidades para os jovens 

Lincon Batista Júnior é um dos profissionais que sempre esteve pronto para as oportunidades oferecidas. Começou a atuar na International Paper após participar do Projeto Formare, que oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias em vulnerabilidade social. Depois de concluir o curso na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, ele teve a oportunidade de atuar na IP como aprendiz, foi contratado e, recentemente, recebeu uma promoção, tornando-se Ajudante de Rebobinadeira.

Em seu processo de crescimento na IP, Lincon foi orientado e acompanhado por Claudio Mariano Rodrigues, Ajudante de Desagregador, que auxiliou o jovem em seu treinamento quando ele ainda era aprendiz. Segundo Cláudio, que tem 53 anos e ingressou na IP a partir de um processo seletivo para pessoas com deficiência, trabalhar com profissionais mais jovens é algo que agrega muito, tanto para eles, quanto para as gerações mais maduras.

“Trabalhar com pessoas de idades diferentes requer experiência e maturidade de ambas as partes, pois o trabalho tem que ser realizado com a mesma qualidade. Então, ao meu ver, existe uma troca muito justa e importante, por exemplo, enquanto os jovens têm mais experiência com informática, nós temos mais experiência de vida. Um complementa o outro e todos ganham com isso”, conta Claudio.

Amor passado de geração em geração

Outra situação comum na International Paper é ver o amor e a dedicação sendo passado de geração em geração, como é o caso de Márcio Ajudarte, Analista de Custos da unidade de Mogi Guaçu, que começou sua carreira na IP em 1997 e, mesmo sem querer, influenciou sua filha, Camila Ajudarte, a construir carreira na mesma empresa.

“Eu nunca tentei influenciar a Camila a trabalhar na IP, até porque ela fazia psicologia e eu não achava que ela iria atuar dentro de uma empresa, mas sim com atendimento a pacientes. Por isso, foi até uma surpresa ela ter escolhido este caminho. Acredito que a minha paixão e o meu amor pela empresa tenham influenciado de alguma forma”, comenta Márcio.

Camila, que começou como estagiária na empresa e hoje atua como Analista de RH, concorda com o pai sobre essa influência indireta. 

“Desde criança eu via meu pai trabalhando na empresa e algumas coisas me faziam brilhar os olhos. Por exemplo, quando tinha o Dia da Segurança ele chegava em casa com uma barra de chocolate. Era uma coisa tão simples, mas eu achava fantástico. Também tinham as visitas que a gente fazia na empresa, além dos brinquedos que eram colocados na fábrica todo fim de ano. Eu cresci participando de tudo isso e reconhecendo que aquele era um lugar legal para trabalhar. Eu também não imaginava que ia trabalhar na IP até pelos meus planos na psicologia, mas depois comecei a perceber que faz muito sentido, até por conta de todas essas memórias”, conta Camila.

Sobre a International Paper

A International Paper (NYSE: IP) é líder mundial na fabricação de celulose, papel e embalagens à base de fibras renováveis. Com operações na América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Índia e Rússia, a IP produz embalagens de papelão ondulado que protegem e promovem produtos e permitem o comércio mundial; celulose para fraldas, tecidos e outros produtos de higiene pessoal que promovem saúde e bem-estar; e papéis que facilitam a educação e a comunicação. Com sede em Memphis, Tennessee, a empresa emprega mais de 48 mil pessoas, atendendo mais de 25 mil clientes, em 150 países. As vendas em 2020 foram de US$ 21 bilhões.

No Brasil, a IP atua nos negócios de papéis para imprimir e escrever, empregando aproximadamente 3 mil profissionais.

O sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da International Paper no Brasil é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são 100% produzidos a partir de cultivos de eucalipto certificados.

Para saber mais sobre a International Paper, seus produtos e seu compromisso com a sustentabilidade, acesse: www.internationalpaper.com/pt.

(*) KAREN COHEN – G&A Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.