17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Iraque responde a Bush: EUA têm plano para dominar o mundo

14/09/2002 20h22 – Atualizado em 14/09/2002 20h22

BAGDA (CNN) — O discurso desta semana na Assembléia Geral das Nações Unidas mostrou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é “uma pessoa cruel que quer destruir o Iraque da mesma forma como destruiu o Afeganistão”. A afirmação foi feita neste sábado pelo vice-primeiro-ministro iraquiano, Tariq Aziz.

Em entrevista coletiva em Bagdad, convocada como direito de resposta às acusações de Bush, Aziz sustentou que os Estados Unidos têm um “plano para dominar o mundo, a começar pelo Iraque”.

Aziz negou que o Iraque esteja armazenando armas de destruição em massa e acusou Bush e também o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, de exagerar a ameaça representada pelo Iraque.

Por outro lado, Aziz deixou a porta aberta ao Ocidente, assegurando que o governo de Bagdad está pronto para uma solução.

“Por favor, estou dizendo ao mundo: ache a fórmula mágica que preservará a dignidade do Iraque, que revelará a verdade, descobrirá o que está acontecendo no Iraque, mas que evite uma guerra”, disse.

“Se há uma solução que preserve a soberania, a dignidade e os direitos legítimos do Iraque e também evite a agressão, estamos prontos”, acrescentou.

Aziz, entretanto, avisou que o Iraque impedirá a volta dos inspetores de armas ao país “se não houver uma fórmula crível, honesta e equilibrada de nos levar à verdade”.

Sobre a declaração de Bush – formulada pouco antes em Camp David, ao lado do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi – conclamando as Nações Unidas a mostrar mais firmeza na relação com o Iraque, Aziz afirmou que seu país não possui armas biológicas, químicas ou nucleares.

Aziz lembrou que, antes de abandonarem o Iraque, dias antes da campanha de bombardeios deslanchada pelos Estados Unidos e a Grã-Bretanha, no final de 1998, os inspetores da ONU visitaram fábricas, universidades e instalações presidenciais, além de usarem helicópteros para monitorar alvos em terra, e não conseguiram encontrar qualquer evidência das armas.

“Não acharam nada além do que lhes havíamos apresentado e o que havíamos declarado. Não acharam um quilo de armas químicas ou biológicas”, acrescentou.

E, reiterando posições anteriores de seu governo, Aziz acusou os Estados Unidos de estarem usando a questão da inspeção de armas como pretexto em seu objetivo de se apoderar do petróleo iraquiano.

Ao longo de sua extensa entrevista, que durou cerca de uma hora, Aziz também acusou Bush e Blair de inventarem mentiras sobre o Iraque. Para justificar sua alegação, o vice-premier citou vários dados.

Sobre a presença de extremistas palestinos no Iraque, Aziz disse que isso não é sinônimo de que Bagdad esteja dando abrigo a terroristas. Também classificou como “sem fundamento” as acusações de Bush sobre soldados desaparecidos na Guerra do Golfo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.