24.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

ISI Biomassa de Três Lagoas poderá fazer testes de Covid-19 a partir de julho

Serão realizados testes moleculares chamados de padrão ouro pela OMS devido à precisão no diagnóstico

O ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas, foi selecionado pelo Departamento Nacional do Senai para realizar testes do novo coronavírus em pessoas suspeitas de terem sido contaminadas. Os testes devem começar em julho – ou antes, em escala menor.

Conforme o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangilardo, essa autorização para realizar os testes de Covid-19 representa o reconhecimento dos trabalhos realizados pela instituição em Mato Grosso do Sul.

“Desde o início da pandemia, envolvemos nossos colaboradores e colocamos toda a nossa estrutura em inovação e tecnologia à disposição para realizar ações que pudessem contribuir no combate ao novo coronavírus. O ISI Biomassa iniciou produção de álcool, está coordenando um projeto nacional em busca de novas fórmulas de álcool em gel para ajudar as indústrias e agora foi um dos institutos selecionados para realizar esses testes de Covid-19”, afirmou Rodolpho Mangilardo.

Ele acrescenta que para que as operações possam ser iniciadas será necessária uma adequação às estruturas tanto com relação à capacidade do laboratório como para atendimento ao público. “Nós teremos capacidade de realizar 200 testes por dia, totalizando cerca de 4 mil por mês. Para isso, faremos uma reforma rápida para atender todas as normas e exigências sanitárias, garantindo a saúde e segurança dos nossos colaboradores e de quem precisar fazer os testes”, destacou.

A diretora do ISI Biomassa, Carolina Andrade, explica que serão realizados testes moleculares para detecção do SARS-CoV 2, o vírus causador da doença. “É um teste que costumamos chamar de padrão ouro, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), por causa de precisão no diagnóstico. Nossa previsão é começar a atingir a capacidade total em julho, mas acreditamos que antes disso já teremos iniciado as operações com uma capacidade reduzida em nossos laboratórios que já têm certificação para trabalhar com NB2 (Nível de Biossegurança 2)”, detalhou.

“Esse projeto de suporte à questão de análise e diagnóstico da Covid-19 é fundamental porque é mais uma forma de darmos apoio para que haja um retorno saudável e com segurança das atividades produtivas do País”, finalizou. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.