17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Japão em alerta de tsunami após terremoto

15/11/2006 10h41 – Atualizado em 15/11/2006 10h41

Estadão

Um alerta de tsunami foi emitido nesta quarta-feira para uma ampla área do litoral do Pacífico do Japão após um terremoto de 8,1 graus de magnitude na escala Richter ocorrido perto da ilha russa de Etorofu, segundo o Serviço Meteorológico japonês. O tsunami deve atingir também o litoral da Rússia.

O aviso foi emitido depois que ocorreu um terremoto na área do Mar de Ojotsk, no norte do Pacífico, perto das Ilhas Curilas, e diante do temor de que possa haver ondas de até dois metros, segundo a televisão japonesa NHK.

O Serviço Meteorológico do Japão avisou que pode ocorrer um tsunami em uma ampla área do litoral do Pacífico do Japão em Hokkaido, a maior ilha do norte do país. A área compreende desde Hokkaido até a província de Aichi, no sudeste do país, e inclui Tóquio. O alerta é para o período entre 21h10 e 22h50 (10h10 e 11h50 em Brasília).

As ondas poderiam atingir entre meio metro e dois metros de altura, com uma possível maior incidência no norte do país, no litoral nordeste de Hokkaido, que é a mais próxima à área onde ocorreu o terremoto.

O Serviço Meteorológico pediu à população japonesa que se afaste do litoral nas próximas horas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.