20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Jogos da Melhor Idade de MS voltam a Três Lagoas para etapa das individuais

O congresso técnico será on-line, por meio da plataforma Google Meet, nesta quinta-feira (9), às 15 horas. O link será disponibilizado aos chefes de delegação

Ao todo, vão participar 289 atletas com idade acima dos 60 anos, sendo 107 mulheres e 182 homens. Estes representarão 19 municípios: Aparecida do Taboado, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Deodápolis, Dourados, Iguatemi, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Três Lagoas e Vicentina.

Jogos da Melhor Idade de MS voltam a Três Lagoas para etapa das individuais

“Conseguimos voltar a realizar neste ano os Jogos da Melhor Idade, com segurança, proporcionando a interação entre idosos de diversos municípios e oferecendo qualidade de vida através da prática esportiva, essencial após o isolamento causado pela pandemia. Sem dúvidas, é uma injeção de ânimo a mais já pensando no calendário esportivo totalmente normalizado para o ano que vem”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

As provas de atletismo serão realizadas na Associação Desportiva Noroeste, a natação no Sest Senat, e a dança salão na Arenamix. Já as partidas de dama, dominó, xadrez e truco acontecerão no Colégio Unitrês Objetivo. Além disso, o Ginásio Municipal de Esportes “Cacilda Acre Rocha” receberá os jogos de malha, tênis de mesa e sinuca.

O congresso técnico será on-line, por meio da plataforma Google Meet, nesta quinta-feira (9), às 15 horas. O link será disponibilizado aos chefes de delegação. As equipes com idosos-atletas, técnicos e membros de comissão chegam na sexta-feira (10) e vão ser recepcionadas a partir das 8 horas na Arenamix. No local será o realizado credenciamento, a regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos e funcionará o refeitório.

Concurso Miss e Mister

Assim como ocorreu na etapa dos esportes coletivos, em novembro, os idosos-atletas também vão desfilar na noite de sexta-feira (10), na Arenamix. Trata-se do Concurso Miss e Mister Melhor Idade, que tradicionalmente integram a programação do Jogos. O objetivo da atividade é eleger dois participantes, um do gênero feminino e um masculino, que reúnam beleza física e desenvoltura, valorizando o charme, e a elegância dos candidatos, elegendo dentre todos os inscritos, como forma de promoção do envelhecimento saudável e ativo.

A comissão julgadora, composta por três membros, vai analisar os seguintes quesitos durante as apresentações: espontaneidade e carisma; simpatia e beleza física; charme e desinibição; presença cênica; postura e elegância ao desfilar. Os três primeiros colocados receberão medalhas e somente os vencedores receberão a faixa de Miss e Mister Melhor Idade de MS.

Jogos da Melhor Idade de MS voltam a Três Lagoas para etapa das individuais

Medidas de biossegurança

Apesar do controle da pandemia da Covid-19 e do ritmo acelerado da vacinação em Mato Grosso do Sul, a segunda etapa dos Jogos segue com adoção de protocolo de orientação de biossegurança (clique aqui para conferir), elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Todos os envolvidos no evento (equipe da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passam por testes de Covid-19 (tipo RT-PCR, por meio de coleta com cotonete nasal).

Os integrantes das delegações (idosos-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) são testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os idosos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos da Melhor Idade, e devem apresentar comprovantes de vacinação. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.

Os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte, e têm o apoio da Empresa de Saneamento do Estado (Sanesul) e Prefeitura Municipal de Três Lagoas, via Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejuvel).

Texto e fotos: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.