20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Jovem morre após competição que premia grupo que toma mais tereré

02/05/2013 16h03 – Atualizado em 02/05/2013 16h03

Prêmio era dado para aqueles que tomassem maior quantidade da bebida. Organizadora do evento diz que garantiu atendimento para a vítima.

Da Redação

A jovem Luana Priscyla Fernandes Soares, de 21 anos, morreu após participar de uma competição, em Campo Grande, que premia grupos que conseguem tomar a maior quantidade de tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul, feita com água gelada e erva-mate. O evento foi realizado no último domingo (28). As informações são do marido da vítima, Welton Godoy Miranda, 29 anos.

Segundo ele, a mulher foi internada na Santa Casa no dia do evento e morreu dois dias depois, na tarde de terça-feira (30). Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, a causa do óbito foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A emissora de rádio Blink 102, organizadora da competição, informou, por meio de nota, que “não mediu esforços para garantir o atendimento à jovem”. Conforme o texto, Luana foi prontamente socorrida por uma equipe do Samu que estava no local e encaminhada para atendimento em unidade de saúde e hospital, mas não resistiu. “Profundamente consternados nos solidarizamos com a família e os amigos de Luana”.

Miranda disse que o evento começou por volta das 16h e, aproximadamente uma hora e meia depois, Luana começou a passar mal. “Ela foi ao banheiro e vomitou, estava com fortes dores de cabeça e com tontura”, relatou. O marido afirmou ainda que a mulher vomitou várias vezes.

Ela foi atendida pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ficou em observação na ambulância. O marido ficou com ela no local e depois voltou para a competição. Luana então voltou a apresentar os sintomas, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Coronel Antonino e quatro horas depois transferida para a Santa Casa.

A morte da jovem, de acordo com a Santa Casa, foi registrada às 16h10 de terça-feira, dois dias depois de dar entrada no local. O corpo foi enterrado na quarta-feira (1º).

Miranda diz que era o líder da roda, composta por dez pessoas. O grupo, segundo ele, tomou 54 litros da bebida em 3 horas e não foi o vencedor.

EVENTO

“A Maior Roda de Tereré do Mundo” é promovida pela emissora de rádio Blink 102 desde 2012, quando reuniu cerca de 50 mil participantes, segundo a empresa. Além da competição que premia o grupo que toma mais tereré durante o evento, vários shows musicais também são realizados.

Segundo o regulamento da competição, disponível no site da rádio, cada equipe ou roda deve levar suas próprias garrafas térmicas e guampa, copo usado para tomar o tereré, e bomba, objeto para sugar a bebida. Cada grupo recebe água gelada a gosto para encher a garrafa. No item 8 do regulamento, a organização do evento ressalta que “os participantes podem e devem ir ao banheiro quantas vezes desejarem e necessitarem.”

Em 2013, o evento foi realizado na antiga estação ferroviária da cidade. O objetivo é promover o encontro de várias rodas em torno da tradicional bebida de Mato Grosso do Sul.

(*) Com informações de G1 MS

Jovem foi internada na Santa Casa e morreu dois dias depois (Foto: Arquivo Pessoal/ Welton Godoy Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.