25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Justiça Eleitoral tem aplicativos para denúncias, boletins de urna e resultados

15/09/2018 21h22

São seis aplicativos para auxiliar nas Eleições 2018; quatro já podem ser baixados

Redação

A Justiça Eleitoral tem seis aplicativos para auxiliar nas Eleições 2018. Os serviços permitem acompanhar processos, boletins de urnas, resultados, ter a versão virtual do título de eleitor e fazer denúncias. Todos estão disponíveis para o eleitor tanto em versão Android quanto iOS e quatro já podem ser baixados nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O aplicativo JE Processos permite acompanhar o andamento de procedimentos que tramitam na Justiça Eleitora. Disponível em âmbito nacional desde 2016, dispõe da consulta por nome da parte, nome do advogado ou número do processo. Após o preenchimento das informações, o aplicativo exibe o último andamento do processo, relator, origem, partes e advogados. Decisões proferidas no processo pesquisado também podem ser acessadas

Com o aplicativo Boletim na Mão, qualquer cidadão poderá acessar as informações contidas nos Boletins de Urna, que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais no dia da eleição. Ele poderá ser baixado a partir do dia primeiro de outubro.

O aplicativo Resultados permite acompanhar a a apuração do resultado após o encerramento da votação, previsto para as 17h do dia 7 de outubro. Por meio do celular ou tablet, o eleitor poderá visualizar em tempo real o número de votos dados a cada candidato. Ele poderá ser baixado no final de setembro. Exibe percentual, votos brancos, nulos, de legenda, nominais e o comparecimento do eleitorado.

Quem baixar o aplicativo e-Título terá uma via digital do título de eleitor. No caso dos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação perante o mesário na hora de votar. O uso do aplicativo dispensa a apresentação do documento em papel.

O aplicativo Mesários é destinado a um público de aproximadamente dois milhões de mesários que trabalharão nas Eleições 2018. Contém instruções gerais sobre a atividade do mesário e tem a função principal de dar suporte para o cidadão que vai prestar serviço no dia das eleições.

Destinado à fiscalização da campanha, o aplicativo Pardal permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, com fotos, áudio e vídeo. Podem ser feitas denúncias de temas como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais.

(*) Campo Grande News

Aplicativos do Tribunal Superior Eleitoral vão ajudar eleitores e mesários. (Foto: TSE)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.