20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Justiça Itinerante montou “mini fórum” para atender no Arena Mix

14/06/2015 20h20 – Atualizado em 14/06/2015 20h20

Justiça Itinerante montou “mini fórum” para atender comunidade no Arena Mix

Através da Caravana da Saúde, Três Lagoas recebeu a Justiça Itinerante que montou estrutura completa para dar atendimento jurídico à comunidade, dois quais mais de 250 casamentos (união estáveis) foram realizados, além de divórcios e outras especialidades jurídicas

Ricardo Ojeda e Patrícia Miranda

Durante dois dias, sábado e domingo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, através da Justiça Itinerante disponibilizou grande efetivo para atender a demanda da Caravana da Saúde. Para isso um “mini fórum” foi instalado no recinto do Arena Mix para onde foram realizados mais de 250 atendimentos na oficialização de união estável (casamento) e outras especialidades jurídicas.

No local, além do judiciário, que teve a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador, Paschoal Carmello Leandro, do Juiz, Rogério Ursi Ventura e servidores. A estrutura contou também com a participação do Ministério Público e da Defensoria Pública, onde defensores, promotores de Justiça ficaram no local para prestar atendimento. A procura surpreendeu os organizadores, que além da estrutura que estava à disposição, tiveram que agregar mais um ônibus, cedido pelo Corpo de Bombeiros para atender a demanda.

CASAMENTOS

A principal procura foi em relação a casamentos. No sábado (13) foram assinados 159 papéis de união estável e apenas um divórcio, já na manhã de domingo (14), foram 88 casamentos e 2 divórcios contabilizados. Dentre os inúmeros casais, um chamava à atenção, era Ana Paula Brito e Clederson Silva. Ambos vestidos a caráter, para o casamento. “Há seis anos estamos juntos e temos uma filha de três anos e resolvemos oficializar a nossa união aqui, durante a Caravana da Saúde. Estamos muito felizes”, disse a dona de casa Ana Paula.

PROJETO SOCIAL

Segundo o promotor de justiça de Três Lagoas José Roberto Tavares é um projeto desenvolvido para levar a cidadania às pessoas. “Queremos aproximar a justiça da população e realizar ações jurídicas que ela necessite, é levar o nosso trabalho. Estamos com uma equipe completa aqui na Caravana da Saúde. É até emocionante, ontem observamos uma cena que chamou à atenção de todos, um casal após assinar os papéis do casamento deu um longo abraço. Isso é gratificante para nós”, disse o promotor.

PARCERIA

O defensor público-geral de Mato Grosso do Sul, Luciano Montalli esteve presente e elogiou a iniciativa da Caravana da Saúde. “A defensoria representa muito a população, é uma importante alavanca para o crescimento da população, havendo boa vontade se faz onde há estrutura e a responsabilidade. O Brasil é um país que não tem uma democracia efetiva. Temos muitos problemas, isso é fato, só que uma ação como a da Caravana da Saúde minimiza e leva soluções para a população”, explicou.

Luciano está a 16 anos no ramo e na última sexta-feira (12) tomou posse como defensor público-geral do Estado. Durante entrevista exclusiva ao Perfil News comentou que a defensoria três-lagoense não possui prédio próprio. “Precisamos de uma parceria para que haja um benefício em prol da instituição, muitas cidades já doaram locais para as defensorias, não é o caso de Três Lagoas, estamos viabilizando, queremos que a população nos procure como aqui e para isso temos que ter estrutura”, comentou.

SURPRESA POSITIVA

O juiz Rogério Ursi Ventura, comentou estar surpreso com a presença de tantas pessoas em busca de atendimento na Caravana da Saúde. “Estamos com uma equipe de 15 a 20 pessoas e a presença dessas pessoas nos surpreendeu positivamente, estão vendo a dedicação do judiciário com elas. Inclusive estamos agendando para o dia 29 deste mês atendimentos na defensoria”, informou o juiz. Em visita aos estandes, o governador Reinaldo Azambuja elogiou a parceria há com o poder judiciário.

Só no primeiro dia de atendimento foram oficializados 159 união estável (casamento), enquanto no segundo dia, a procura surpreendeu. O casal, Ana Paula Brito e Clederson Silva que seis anos estão vivendo juntos e resolveram oficializar a união (Foto: Ricardo Ojeda)

Alem de oficialização de união estável, a Justiça Itinerante realizou também ações de divórcio, reconhecimento de paternidade, conciliações, acordos, além de prestar informações sobre leis e ações judiciais, através do Núcleo de Prática Jurídica (Foto: Ricardo Ojeda)

Vestidos a caráter, o casal, Ana Paula Brito e Clederson Silva comemoraram com um beijo a  oficializa;cão da união (Foto: Ricardo Ojeda)

Equipe do Ministério Público que trabalhou durante a realização da Justiça Itinerante (Foto: Ricardo Ojeda)

 Luciano Montalli, chefe da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em entrevista ao Perfil News elogiou a iniciativa do governo ao realizar a Caravana da Saúde (Foto: Patrícia Miranda)

O juiz Rogério Ursi Ventura, que prestou atendimento durante a Justiça Itinerante disse que foi pego de surpresa diante da procura pelos serviços (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.