33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Justiça libera motoristas de exame toxicológico

09/03/2016 16h06 – Atualizado em 09/03/2016 16h06

Exame poderia tornar processo de habilitação mais demorado e caro

da Redação

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) conseguiu na Justiça Federal, nesta terça-feira (8), a suspensão da Deliberação 145 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que exigia a realização de exame toxicológico para a obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias C, D e E.

A justiça concedeu ao Detran-MS a tutela antecipatória para não condicionar a concessão da CNH ao exame. A ação foi deferida pela juíza federal Monique Marchioli Leite, da 4º Vara Federal de Campo Grande.

No parecer da juíza, consta em evidência as preocupações do Detran-MS em relação ao teste, já que é contundente suas afirmações referentes a demora nos processos da CNH, que ameaçam ao direito de trabalho e o auto custo para a realização do exame, que pode inviabilizar a habilitação ou a renovação de CNH.

A comunidade médica e profissionais de trânsito de todo o País também são contrários à medida. Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego de Mato Grosso do Sul (Abramet-MS), o método que emprega amostras de cabelo, pelos ou unhas não é capaz de definir com precisão o momento exato do consumo da substância ilícita.

(*) Notícias – MS

O Detran-MS conseguiu na Justiça Federal, a suspensão da Deliberação 145 do Contran que exigia a realização de exame toxicológico para a obtenção e renovação da CNH, nas categorias C, D e E.. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.