28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Livro divulga riqueza e diversidade da literatura de MS

04/10/2013 10h46 – Atualizado em 04/10/2013 10h46

Livro divulga riqueza e diversidade da literatura sul-mato-grossense

“Antologia de Textos da Literatura Sul-mato-grossense”, lançado na Biblioteca Municipal Rosário Congro, tem finalidade de valorizar e fazer conhecer nossos escritores

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, promoveu o lançamento do livro “Antologia de Textos da Literatura Sul-mato-grossense”, no saguão da Biblioteca Municipal Rosário Congro, na noite desta quinta-feira (3).

O livro concentra “a literatura sul-mato-grossense, em uma seleção, a partir de obras já publicadas de poetas, contistas e cronistas do nosso Estado, com o objetivo principal de fazer conhecer a riqueza e a diversidade da nossa literatura, principalmente, nas nossas Escolas e Bibliotecas Públicas Estaduais e Municipais”, resumiu a escritora Maria da Glória (Glorinha) Sá Rocha.

Ela e as escritoras Albana Xavier Nogueira e Maria Adélia Menegazzo são as organizadoras do livro, reunindo e organizando textos de 51 autores, que fizeram e fazem a história da literatura do estado de Mato Grosso do Sul, entre eles, os nascidos ou ligados a Três Lagoas: professora, escritora e poetisa três-lagoense, Flora Thomé; o saudosos ex-prefeito Rosário Congro; José Couto Vieira Pontes; Orlando Antunes Batista; e Paulo Sérgio Rosseto.

Na solenidade de lançamento do livro, impresso e publicado graças ao incentivo do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, também estavam presentes: as escritoras Glorinha Sá Rocha e Maria Adélia Menegazzo; vice-prefeito Luiz Akira, representando a prefeita Marcia Moura; artista plástica, Branca Tanaka, representando a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri; e a professora e poetisa Flora Thomé, junto com familiares e amigos.

MEMÓRIA PERMANECE

Nos pronunciamentos, a importância do livro Antologia de Textos da Literatura Sul-mato-grossense, como registro, reconhecimento e valorização da “memória que permanece para sempre”, como ressaltou a escritora Glorinha.

“Quem tem projetos de vida justifica sua presença aqui neste mundo, porque o mundo só tem significado quando a gente cria, inventa, coloca os olhos no futuro. Tudo passa e é esquecido. O que permanece é a memória”, disse a escritora.

“O que vai ficar são os livros, as pinturas, as músicas, fotografias, os filmes”, completou Glorinha.

“O primeiro objetivo deste livro é dar ao sul-mato-grossense a oportunidade de se reconhecer na literatura e na sua identidade cultural. Este não é um trabalho que se possa dar ponto final, porque muita riqueza literária e cultural existe por aí, no nosso MS”, resumiu a escritora e professora Maria Adélia.

Representando a prefeita de Três Lagoas, o vice-prefeito Luiz Akira, falou da honra de receber e estar junto de pessoas “tão notáveis da literatura do nosso estado de Mato Grosso do Sul”, disse.

Referindo-se às palavras da escritora Glorinha, o vice-prefeito também ressaltou que “a arte é a maneira de nos eternizarmos na história”, completou o vice-prefeito.

AUTORES NA ANTOLOGIA

O livro contém textos literários dos seguintes autores, por ordem alfabética:Abílio Leite de Barros; Adair José de Aguiar; Afonso de Castro; Aglay Trindade; Américo Calheiros; Arlindo Fernandez; Augusto César Proença; Blanche Torres; Brígido Ibanhes; Dante Filho; Delasnieve Daspet; Douglas Diegues; Edgar Cézar Nolasco; Elias Borges; Elpídio Reis; Emmanuel Marinho; Flora Thomé; Geraldo Ramon Pereira; Gildásio Mendes; Guimarães Rocha; Hélio Serejo; Heliophar Serra; Henrique de Medeiros; Hermano Melo; Izulina Xavier; Jandira Mendes Trindade; José Couto Vieira Pontes; José Pedro Frazão; Lélia Rita de Figueiredo; Lenilde Ramos; Lobivar Matos; Luciano Serafim; Lucilene Machado; Manoel de Barros; Maria da Glória Sá Rosa; Maria Eugênia Carvalho do Amaral; Nelly Martins; Oliva Enciso; Orlando Antunes Batista; Otávio Gonçalves Gomes; Paulo Robson de Souza; Paulo Sérgio Rosseto; Pedro Paulo de Medeiros; Raquel Naveira; Reginaldo Alves de Araújo; Reginaldo Costa de Albuquerque; Rosário Congro; Rubênio Marcelo; Rubens Aquino; Rubens Costa Marques; Samuel Xavier Medeiros; Sandra Andrade; Sylvia Cesco; Theresa Hilcar; Ulisses Serra; Vera Tylde de Castro Pinto; e Weimar Torres.

(*) Com informações de Prefeitura de Três Lagoas

Na solenidade de lançamento do livro estavam presentes: as escritoras Glorinha Sá Rocha e Maria Adélia Menegazzo; vice-prefeito Luiz Akira; artista plástica, Branca Tanaka, Vickie Vituri; e a professora e poetisa Flora Thomé (Foto: Divulgação/Assecom)

O lançamento foi no saguão da Biblioteca Municipal Rosário Congro, na noite desta quinta-feira (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.