25/04/2014 15h16 – Atualizado em 25/04/2014 15h16

O presidente da Fiems destacou a importância dessa ação para a educação e cultura da população do Estado

Da Redação

O presidente da Fiems, Sergio Longen, e o prefeito de Sonora, Yuri Valeis, inauguraram, na manhã sexta-feira (25/04), a 38ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi no Estado. “Hoje é um dia muito importante para a população de Sonora. Esta é mais uma ação do Sistema Indústria, que vem realizando uma frente de desenvolvimento para toda a região, a favor do bem estar e da qualidade de vida das pessoas”, declarou Sérgio Longen, acompanhado pelo vice-presidente da Fiems, José Francisco Veloso, e o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.

Ele acrescentou ainda que estão em construção as unidades de Ladário e Coronel Sapucaia, o que elevará para 41 o número de bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi e para 37 a quantidade de municípios beneficiados. As cidades contempladas com as bibliotecas são Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia, Porto Murtinho, Coxim, Brasilândia, Caracol, Nioaque, Bela Vista, Sonora e Antônio João.

Para o prefeito de Sonora, Yuri Valeis, a obra representa uma oportunidade de educação para os jovens de fácil acesso e custo zero. Além disso, ele ressaltou a importância da parceria público-privada entre a Fiems, a Prefeitura Municipal e a Usina Sonora, que realizou a doação do terreno para a construção da biblioteca. “A união de forças gera bons frutos. É mais um passo para o crescimento da nossa cidade”, afirmou.

A UNIDADE

A 38ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul foi construída em terreno de 1.640 m², localizado na Avenida João Leite Schimidt esquina com a Avenida Dr. Marcelo Miranda Soares. Trata-se da 8ª unidade já construída com uma sala de 30 metros quadrados para oferecer os cursos do Sesi e Senai, bem como um estacionamento para as unidades móveis das duas entidades. A unidade conta com acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet e, além disso, a partir de 2014, receberá os projetos Lego Zoom e Pupa como novas ferramentas de aprendizagem para os frequentadores.

Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, a estrutura do Sistema Fiems vai gerar muitos benefícios para os moradores da cidade. “A partir de hoje, temos condições de capacitar a população para as indústrias já instaladas e buscar a novas indústrias. Sonora entra num processo de desenvolvimento e passa a estar incluída no radar industrial do Estado”, disse.

CERTIFICADOS

Durante a cerimônia de inauguração da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Sonora, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregou 52 certificados aos trabalhadores da Usina Sonora que participaram dos cursos oferecidos pelo Sesi. Foram ministrados dentro da usina os cursos de informática básica e relacionamento interpessoal.

A assistente social da Usina Sonora, Karita Contini, 36 anos, participou do curso de relacionamento interpessoal e falou da importância da integração com os colegas de trabalho. “O curso do Sesi foi muito importante para o conhecimento dos funcionários, para melhorar o trabalho em equipe e ter um bom relacionamento com todos”, avaliou.

Ainda durante a inauguração, foi realizada uma ação do Sesi, quando a população recebeu serviços de lazer, educação e cidadania, além de uma unidade móvel odontológica com orientação de saúde bucal e entrega de kits odontológicos, orientação de uma nutricionista e entrega de livro de receitas saudáveis.

(*) Com informações de Assecom Fiems

O presidente da Fiems, Sergio Longen, e o prefeito de Sonora, Yuri Valeis, inauguraram, na manhã sexta-feira (25/04), a 38ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi no Estado (Foto: Divulgação/Assecom)

Durante a cerimônia de inauguração da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Sonora, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregou 52 certificados aos trabalhadores da Usina Sonora que participaram dos cursos oferecidos pelo Sesi (Foto: Divulgação/Assecom)

Comentários