20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Má alimentação é fator de risco para o diabetes, dizem médicos

23/01/2012 14h31 – Atualizado em 23/01/2012 14h31

Em Mato Grosso do Sul, doença atinge cerca de 5% da população

Cuidados com a dieta e prática de exercícios físicos ajudam na prevenção

G1 MS

Sedentarismo e maus hábitos alimentares são fatores que podem ajudar a desenvolver o diabetes, um mal silencioso que atinge pelo menos 5% da população sul-mato-grossense, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Para evitar a doença, é preciso ter cuidados simples, especialmente com a alimentação e a prática de exercícios físicos.

O diabetes é uma síndrome metabólica que aumenta a porcentagem de glicose no sangue. A doença pode trazer uma série de complicações crônicas à saúde, como infarto, neuropatias e pé diabético.

De acordo com a endocrinologista Maria Isabel Carneiro Travi, pessoas que tem parentes de primeiro grau com a doença, obesos ou hipertensos, têm mais chances de desenvolver diabetes. Estudos mostram que a doença, sem controle adequado, pode reduzir a expectativa de vida em dez anos.

O que tem preocupado os profissionais de saúde é que cada vez mais crianças desenvolvem a doença, por causa da obesidade. Por isso, os cuidados com a alimentação são fundamentais para evitar o avanço da doença. Outra orientação para evitar o desenvolvimento da doença é a prática regular de exercícios físicos. As atividades devem ser realizadas três vezes por semana, durante cerca de 40 minutos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.