27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Maior bancada eleita, PSDB busca consenso para comandar a Assembleia

16/11/2018 15h17

Redação

Dono da futura maior bancada da Assembleia Legislativa a partir de 2019, com cinco deputados estaduais eleitos, o PSDB dá início às discussões visando ao comando da Casa de Leis a partir de 2019. No dia 20, na sede do partido em Campo Grande, os parlamentares devem se reunir para tentar construir um acordo que aponte para um nome viável em uma construção que dependerá, ainda, do suporte de outras bancadas.

Dos cinco deputados estaduais do PSDB, apenas Marçal Filho será cara nova na casa. Felipe Orro, Onevan de Matos, Paulo Corrêa e Professor Rinaldo conseguiram a reeleição neste ano e, neste momento, mostram interesse em disputar o comando da Assembleia. “Vamos bater um papo para avaliar a questão. É importante realizar essa discussão e ver quem tem o melhor perfil para angariar votos de outros partidos e compor a Mesa Diretora”, explicou Rinaldo, confirmando ter colocado o nome à disposição na disputa.

Orro, da mesma forma, afirma ter experiência no Legislativo e também no Executivo –foi prefeito de Aquidauana por dois mandatos– para tentar emplacar seu nome. “Já estamos conversando com os parlamentares. Entendo ser natural o PSDB pleitear a presidência porque tem a maior bancada”, afirmou.

Ele reforça que, entre novembro e dezembro, os deputados devem se dedicar às conversas preliminares para que em fevereiro de 2019, na primeira sessão da Assembleia, já haja uma predefinição sobre todos os cargos da Mesa Diretora –presidência, três vice-presidências e três secretarias. “Há potencial para fazermos um entendimento consensual”, destacou.

Rinaldo tem avaliação semelhante. “Como a eleição será apenas na primeira sessão da nova legislatura, o que teremos muito por agora são conversas”, afirmou o peessedebista, reforçando ainda que “a eleição é diferente porque, além dos deputados do PSDB, precisaremos de mais de 12 votos. Não seremos apenas nós do PSDB”.

Onevan já antecipou ao Campo Grande News que, mesmo que não haja entendimento em torno de seu nome, vai entrar na disputa. No MDB, Eduardo Rocha também já anunciou sua candidatura.

(*) Campo Grande News

Maior bancada eleita, PSDB busca consenso para comandar a Assembleia

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.