32.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Maior organismo vivo do mundo está ameaçado

26/09/2002 15h57 – Atualizado em 26/09/2002 15h57

O maior organismo vivo do mundo, a Grande Barreira de Corais da Austrália, pode estar diante de uma nova ameaça grave, com uma doença desconhecida espalhando-se pelo coral multicolorido.

A ecologista Cathie Page, do Instituto Australiano de Ciência Marinha, disse hoje que uma “síndrome branca”, que pode envolver várias doenças, foi detecta em 33 de 48 recifes pesquisados no parque.

A incidência da síndrome, que deixa manchas brancas onde o tecido é morto, aumentou significativamente no ano passado. Com isso, o perigo para o coral aumenta, já que ele é ameaçado por altas temperaturas e marinheiros descuidados.

“Acho que é cedo para dizer que isso é potencialmente devastador porque não vimos nenhuma devastação resultante disso ainda. Mas vimos pequenos pedaços onde há mortalidade”, disse Page. “É algo que vamos continuar monitorando e que esperamos entender. E tomara que não cresça.”

A Grande Barreira de Corais se estende por mais de 345,4 mil km2 pela costa do Estado de Queensland, no leste da Austrália. No verão passado, a temperatura da água do mar bateu recorde na região.

Quando o coral é afetado pela alta temperatura ou quando sua relação de simbiose com certas algas se rompe, ocorre branqueamento em massa, o que freqüentemente leva à morte. No início deste ano, 60% do recife foi afetado.

Cientistas disseram que o retorno do fenômeno climático El Niño, que coincide com o aquecimento das águas do oceano Pacífico, promete causar mais branqueamento no fim do ano e início de 2003.

A “síndrome branca” foi detectada pela primeira vez em 1993, mas não foi considerada digna de acompanhamento até 1999, contou Page. Em 2001 e 2002, pesquisas mostraram que sua prevalência aumentara de sete para 33 das estruturas da barreira, das 48 em que a degradação ambiental é monitorada.

Fonte: Folha Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.