21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Maior seca dos últimos 22 anos faz Mato Grosso do Sul decretar situação de emergência por falta de água

Escassez de chuvas fez volume dos rios baixar muito; ainda que a estação chuvosa se inicie, a demora na recuperação dos recursos hídricos é de 28 dias

As chuvas dos últimos dias em algumas cidades de Mato Grosso do Sul não supriram a escassez hídrica provocada por aquela que foi a maior seca dos últimos 22 anos, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Por conta do risco de problemas no abastecimento, o governador Reinaldo Azambuja decretou por 60 dias situação de emergência no Estado.

De acordo com a meteorologista Franciane Rodrigues, do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), desde 22 de agosto o Estado não recebia chuvas significativas. O decreto de emergência foi publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial.

O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Catarinelli, explicou que a população deve fazer uso racional da água. “O último boletim do Serviço Geológico Brasileiro afirma que, ainda que a estação chuvosa se inicie, a demora na recuperação dos nossos recursos hídricos é de 28 dias. Nossos rios estão muito baixos e o volume só vai ser recuperado se houver uma regularidade das chuvas nas cabeceiras. Por isso, neste momento é muito importante que as pessoas economizem água para que não falte”, disse. 

O decreto de emergência favorece ações emergenciais do poder público para evitar a falta d’água para a população. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.