17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Maioria dos novos casos de Covid em Três Lagoas teve origem em festas particulares, diz Secretaria de Saúde

Após divulgar dados de aumento expressivo nos casos positivos de Covid em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicou que a maioria dos casos teve origem de contaminação em festas particulares, realizadas em domicílios ou ranchos de beira de rio.

O alerta vem do coordenador de Vigilância Sanitária e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, médico veterinário Christovam Tabox Bazan.

“São aglomerações de finais de semana, em casas e ranchos, onde as pessoas relaxam, não usam máscaras, se juntam a outras pessoas vindas de outras localidades, não mantêm distanciamento social. É destas reuniões familiares que tem surgido o maior número de casos da Covid-19”, alerta Christovam Bazan.

Boletim

Três Lagoas registrou, nesta quarta-feira (06), 96 novos casos confirmados; 24 pessoas estão internadas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em decorrência da doença. Dessas, seis estão em leitos de UTI.

Com os mais recentes números, Três Lagoas chega a 4.665 casos positivos, dos quais 4.465 já se recuperaram da doença e 61 pessoas morreram. O número de casos ativos da doença subiu para 1.103 pessoas.

Alerta dos médicos

O médico de Família e Comunidade, atualmente lotado na equipe do setor da Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, voltou a alertar a população de Três Lagoas quanto ao perigo da expansão da Covid-19.

Ao ser questionado se as pessoas cansaram das medidas de prevenção e não acreditam mais no grave perigo da doença, o médico da Vigilância Epidemiológica observou que, “infelizmente, falta-nos liderança, especialmente, por parte do Governo Federal, porque a informação que a população realmente precisa não tem chegado às pessoas”.

Segundo o médico de Família e Comunidade, para os que esperam pela vacina, como única saída imunizante da Covid-19, já que o vírus tem perspectivas de se transformar endêmico entre nós, ele afirmou: “não apenas por estar se tornando endêmico, mas porque não existe tratamento para ele. Nenhuma medicação previne ou cura. Só vacina pode imunizar a população a fim de controlar o número de casos e evitar mais mortes”.

Orientações

Por isso, segundo orientou o médico, diante da real situação de relaxamento das medidas de prevenção, que resulta no agravamento da doença e aumento dos casos positivos e mortes, a população precisa ser mais orientada com notícias sérias e fundamentadas, já que “é inundada por fake news e informações distorcidas, cabendo ao Poder Público mostrar qual o melhor caminho a ser seguido nesse momento”.

Entre as medidas de biossegurança, Vinícius Neves ressaltou a importância do isolamento social. “Ficar em casa, principalmente, se a pessoa estiver gripada ou se tiver tido contato com alguém gripado, mesmo que ainda não confirmado para Covid-19”, sem abandonar o uso de máscaras, higienização constante das mãos com água e sabão, uso de álcool gel e o distanciamento social, evitando ao máximo as aglomerações.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.