26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mais de 260 mil condutores estão com CNH vencida em Mato Grosso do Sul

Dados são do Detran-MS e correspondem a 10% do total de motoristas habilitados no estado

Mais do que licença para dirigir, a Carteira Nacional de Habilitação tomou o lugar até mesmo do RG como a principal forma de identificação pessoal. Mesmo assim, muitas pessoas acabam se esquecendo de verificar a validade do documento.

De acordo com dados do Detran-MS, cerca de 10% dos quase 1,2 milhões de motoristas habilitados em Mato Grosso do Sul está com a CNH vencida há mais de cinco anos. O número impressiona: são 261.624 mil condutores com o documento vencido.

Serviços online facilitam renovação

De acordo com a responsável pela Diretoria de Habilitação do Detran, Loretta Figueiredo, embora os prazos estejam suspensos para habilitações vencidas após 19 de fevereiro por conta da pandemia, o Departamento tem oferecido diversas facilidades para que o motorista fique com o documento em dia. “O condutor já pode renovar sua habilitação sem precisar enfrentar filas nas agências e ainda receber o documento em casa, sem custo adicional”, conclui.

O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, explica que estão sendo planejadas ações para comunicar os clientes sobre o documento em atraso. “Nós estamos trabalhando e avançando com ferramentas tecnológicas para oferecer praticidade, segurança e comodidade para o condutor renovar sua habilitação”, afirma.

CNH Digital

Por conta da pandemia da Covid-19, desde abril deste ano, o condutor habilitado, com o documento expedido a partir de 13 de abril de 2020, já pode ter acesso a CNH digital, antes mesmo de receber a versão impressa, seja para a renovação dos exames, primeira habilitação ou outros motivos.

O documento digital pode ser gerado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

Meu Detran

Pelo novo Portal de Serviços lançado nesta sexta-feira (10), é possível acessar a ferramenta CNH Ágil e renovar sua habilitação sem sair de casa. Confira o passo a passo:

Etapa 1: Abertura do Processo e Emissão da Guia
Etapa 2: Agendamento de exame médico
Etapa 3: Capturar Imagem e realizar exame médico
Etapa 4: Retirar a CNH ou Receber em Casa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.