16.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de maio, 2022
InícioIndústria & ComércioCeluloseMais de 3 mil colaboradores são mobilizados com o programa Agente do...

Mais de 3 mil colaboradores são mobilizados com o programa Agente do Bem em Ribas do Rio Pardo

Neste período, 50 oficinas foram realizadas

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vem desenvolvendo há três meses no canteiro de obras do Projeto Cerrado, localizado em Ribas do Rio Pardo (MS), 100 quilômetros de Campo Grande, o programa Agente do Bem. O programa já mobilizou 3.332 profissionais para participarem de ações de proteção da criança, do adolescente e da mulher contra a violência sexual, doméstica e familiar no município. Neste período, 50 oficinas já foram realizadas.

Os mobilizadores do Agente do Bem aproveitaram alguns dias do Diálogo Diário de Segurança (DDS) – reunião diária das frentes de trabalho para o alinhamento de mensagens – para a apresentação do programa Agente do Bem e a reflexão de temas pertinentes, como “O valor de 1 hora”. Depois foi divido em fases da infância e adolescência, violência e canais de denúncias e violência doméstica e familiar contra a mulher.

Uma ação especial do programa no Projeto Cerrado foi no mês de outubro em que a equipe de Desenvolvimento Social da Suzano, juntamente com assistentes sociais de empresas parceiras, realizou um DDS especial em comemoração ao Dia das Crianças. O evento aconteceu no canteiro de obras, teve mensagem especial gravada por alguns filhos dos colaboradores e a equipe do Agente do Bem falou sobre a importância dos vínculos familiares.

Para Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, o programa Agente do Bem vem contribuir para que sejam fortalecidas as ações de promoção dos direitos humanos no município. “A Suzano está empenhada em traçar estratégias de desenvolvimento social com a construção da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo. Queremos deixar um legado de boas práticas, influenciando positivamente e despertando a cultura de prevenção a violência e de proteção da infância, adolescência e aos direitos das mulheres”, afirmou.

Devido às ações de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do programa Agente do Bem em Mato Grosso do Sul, a Suzano foi reconhecida mundialmente no Global Child Fórum. Na lista de empresas brasileiras que incentivam a proteção dos direitos das crianças e adolescentes a Suzano liderou todas as pontuações do relatório. 

Agente do Bem

Lançado em Mato Grosso do Sul pela Suzano em 2016, o Agente do Bem tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade local para participar de ações de proteção dos direitos de crianças e adolescentes no município. O movimento conta com a parceria da Childhood Brasil, organização da sociedade civil de interesse público que atua na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes empreendimentos, influenciando políticas públicas e privadas e fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. A organização também trabalha assessorando as lideranças do empreendimento para tomada de decisão estratégica nas questões de direitos humanos e sensibilizando os trabalhadores para atuarem como agentes de proteção.

Em Ribas do Rio Pardo, a iniciativa também incluirá ações para a proteção dos direitos das mulheres em decorrência do aumento do número de casos de violência doméstica que tem sido registrado em boa parte do Brasil em função da pandemia de Covid-19.

Os próximos passos do movimento incluem o mapeamento local que engloba levantamentos na gestão do empreendimento e no município para identificar vulnerabilidades e oportunidades de ações que passarão a integrar o plano do Agente do Bem. O mapeamento também contempla ampliar o olhar para potenciais ações a serem desenvolvidas em parceria com lideranças comunitárias, religiosas, esportivas, espaços de convivência, associações, entre outros. A iniciativa ainda prevê atividades culturais como alternativa de convívio social para os trabalhadores.

O movimento Agente do Bem que nasceu em Três Lagoas sendo ampliado, em 2021, para 10 municípios: Água Clara (MS), Conceição da Barra (ES), Dom Eliseu (PA), Imperatriz (MA), Itapetininga (SP), Mucuri (BA), Pedro Canário (ES), Ribas do Rio Pardo (MS), Suzano (SP) e Três Lagoas (MS).

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Performa Comunicação

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.