24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Mais de 500 presos que fugiram de prisões paulistas foram recapturados

Suspensão da saída temporária prevista para hoje foi a causa da fuga

AGÊNCIA BRASIL – Já foram recapturados 573 dos 1.389 presos que fugiram no fim da tarde desta segunda-feira (16) de três unidades prisionais do estado de São Paulo, informou hoje (17) a Secretaria da Administração Penitenciária.

Dos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, fugiram 577 presos e foram recapturados 184. Da unidade de Tremembé escaparam 218 detentos e 108 já recapturados. Em Porto Feliz, dos 594 fugitivos, 281 foram capturados. Na ala de regime semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis, não houve fuga.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, a fuga dos presos e os atos de insubordinação foram causados pela suspensão da saída temporária, que estava prevista para esta terça-feira. Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, que são aqueles que podem sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar à noite e que, por lei, têm direito a cinco saídas temporárias por ano.

Coronavírus

“A medida foi necessária, pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados”, diz a secretaria.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.