21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mamógrafo passa por reparos e aguarda aval da Vigilância Estadual de Saúde para reiniciar exames

11/07/2017 07h47

Liberação consiste na aprovação do laudo de levantamento radiométrico para segurança dos servidores e das pacientes

Redação

O aparelho de mamografia, instalado na Clínica da Mulher, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Três Lagoas, passou recentemente por reparos e, brevemente, voltará a ser usado, atendendo às requisições de exames, conforme agendamento e controle da Central de Regulação.

Realizados os reparos de manutenção, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS, contratou empresa especializada para realização do necessário levantamento radiométrico e controle de qualidade do aparelho que está instalado na Clinica da Mulher.

O laudo deverá, nos próximos dias, ser encaminhado à Vigilância Sanitária Estadual, que emitirá parecer para a liberação do funcionamento do mamógrafo e realização dos exames.

As informações são da diretora do Departamento Administrativo e Financeiro de Saúde, Elaine Cristina Ferrari Fúrio. “É um aparelho que exige cuidados especiais no seu manejo, para que não ocorram casos de efeitos radiológicos”, resumiu Elaine Fúrio.

IMPORTÂNCIA

A mamografia é importante para a prevenção do câncer de mama, porque é o método mais efetivo de diagnóstico precoce. É um exame radiológico em que é possível detectar o câncer em estágio ainda curável.

Segundo os profissionais da saúde, o objetivo da mamografia é produzir imagens detalhadas com alta resolução espacial da estrutura interna da mama para possibilitar bons resultados diagnósticos. A diferença radiográfica entre o tecido normal e o tecido doente é extremamente tênue; portanto, a alta qualidade do exame é indispensável para alcançar uma resolução de alto contraste que permita essa diferenciação.

Graças à contratualização de serviços da SMS com o Hospital Auxiliadora, a população de Três Lagoas poderá contar com os serviços de mamografia, não só da Clinica da Mulher, mas também no hospital conveniado, “porque partilhamos da necessidade e da importância deste exame para a saúde da mulher”, informou a diretora de Saúde.

“No entanto, devido ao aumento da demanda, é importante que o mamógrafo da Clínica da Mulher volte logo a funcionar para reduzir o tempo de espera”, observou Elaine.

Ela explicou que a mamografia é um exame que possibilita a visualização da região interna das mamas, verificando como está a saúde da paciente que passa pelo exame.

(*) Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

O laudo deverá, nos próximos dias,  ser encaminhado à Vigilância Sanitária Estadual (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.