Levantamento do Ministério da Saúde mostra que Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais distribuiu vacinas contra Covid-19 aos municípios, com índice de 86,8%. O desempenho é 17,6 pontos percentuais a frente do segundo colocado, Sergipe, que tem índice de 69,2%.

A distribuição em Mato Grosso do Sul está sendo feita pelas polícias militar e civil e pelo Corpo de Bombeiros. A agilidade na distribuição foi determinada pelo governador Reinaldo Azambuja. 

“Eu determinei a distribuição para todos os municípios em 24 horas ou, no máximo, em 48 horas. Os 79 já receberam. E aqui fica um alerta: com a chegada da vacina, muitas vezes abre-se uma percepção de que a pandemia acabou. E ela não acabou! Mais do que nunca nós precisamos do uso de máscaras, precisamos do isolamento, precisamos nos cuidar para proteger a vida de todos aqueles que nós tanto amamos”, disse o governador.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde foram fornecidos pela Secretaria de Vigilância Sanitária no período de 18 a 23 de janeiro. Portanto, o painel ainda não considera a última entrega ao Estado, feita ontem (25), no montante de 10 mil doses da Coronavac.

Das 180.760 doses contabilizadas em Mato Grosso do Sul, 156.974 já chegaram aos municípios e as outras 23.786 estavam em trânsito, conforme o painel. O secretário de Saúde Geraldo Resende explicou que o governo quer agilidade na imunização, mas prezando pela transparência, tanto que vai lançar o “Vacinômetro”. “O painel será público e apresentará os seguintes dados das vacinas: total de vacinas recebidas; a quantidade de doses aplicadas; aplicação das doses por grupos prioritários; além da consulta por laboratório fornecedor”, contou.

Em Mato Grosso do Sul, as cinco cidades que receberam maior quantidade de vacina foram Dourados (30.598 doses), Campo Grande (26.806), Amambai (11.932), Miranda (11.700) e Aquidauana (8.446).

A realidade é bem diferente no resto do país. Das 1.634.401 doses repassadas aos estados, apenas 20,4% foram entregues nos municípios do interior.

Até o momento, Mato Grosso do Sul recebeu cerca de 190 mil doses. No dia 18 de janeiro, o Estado recebeu o primeiro lote com 158 mil doses da vacina Coronavac. Já o segundo lote chegou ao Estado no dia 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford.

Comentários