24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul terá a 1ª indústria de ovo orgânico em pó do Brasil

Senai vai auxiliar instalação de 1ª indústria de ovo orgânico em pó do Brasil, que será instalada em Campo Grande

Mato Grosso do Sul terá a 1ª indústria de ovo orgânico em pó do Brasil. Trata-se da Ovox Brasil, que será construída em Campo Grande e terá suporte do IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), localizado em Dourados, no desenvolvimento do planejamento estratégico, com definição da capacidade produtiva, até o processo de spray dryer, que consiste na secagem de diferentes produtos líquidos utilizando uma corrente de ar quente controlada até que esse produto se transforme em pó.

Segundo o gerente do Senai de Dourados, Rogério Mattos, já existem algumas empresas que fabricam ovo em pó no Brasil, mas ovo orgânico em pó ainda não. “É um produto inovador e para nós é motivo de orgulho ser procurado por essa empresa para auxiliarmos em todo o projeto industrial, do planejamento até o produto finalizado. Isso reforça nossa expertise em tecnologia e inovação e nossa missão em oferecer soluções para apoiar o desenvolvimento da indústria de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Mato Grosso do Sul terá a 1ª indústria de ovo orgânico em pó do Brasil

A coordenadora do IST Alimentos e Bebidas, Maria Carolina Silva Pego, explicou que a principal vantagem do ovo em pó está no tempo de validade, que pode chegar a um ano, enquanto o ovo in natura precisa ser consumido em no máximo 28 dias. “Além disso, o ovo em pó não é comum na culinária doméstica, mas na culinária industrial ele é muito útil para padronizar a produção de forma mais eficaz porque o tamanho do ovo pode variar conforme espécie. E também a fábrica ganha em armazenagem”, destacou.

Ela ainda reforçou que a composição do ovo em pó é a mesma do ovo in natura. “No processo de spray dryer, nós retiramos a água, então na hora de utilizar o produto em pó, é preciso acrescentar um pouco de água. Para a realização desse processo, o ovo é pasteurizado para ser desidratado. Ao final, quando se torna pó, ele é embalado, geralmente em latas semelhantes às utilizadas para armazenar leite ninho”, detalhou.

Ainda conforme Maria Carolina Pego, a empresa Ovox Brasil já é cliente do Senai há alguns anos. “Quando a empresa ainda era apenas produtora de ovos, fomos procurados para auxiliá-los no controle de qualidade para certificação da Iagro. Agora, quando decidiram implantar a indústria, nos procuraram novamente e para nós do IST Alimentos e Bebidas é motivo de muita satisfação, porque estamos fidelizando o cliente e mostrando com que nosso trabalho vai além de serviços de metrologia, mas também envolve diversas consultorias em diferentes áreas”, completou.

O empresário Marcos Roberto Ferreira de Rezende relatou que a ideia de instalação de uma fábrica de ovo orgânico em pó surgiu principalmente para ampliar o tempo de validade do produto e, assim, poder buscar novos mercados. “Basicamente o tempo de prateleira foi o maior motivo para que investíssemos nesse novo produto, mas também é mais fácil de transportar e de armazenar, sem perder nenhum dos nutrientes e continuar oferecendo um produto de qualidade para os nossos clientes”, ressaltou.

Para ele, o Senai é um parceiro fundamental desde quando iniciou a granja Pocó, onde são produzidos os ovos orgânicos. “Quando pensei em montar uma indústria, não pensei duas vezes e nem cheguei a procurar outras opções. Vim direto ao Senai porque é uma instituição de referência em tecnologia, com uma equipe técnica altamente qualificada e que sempre apresentou excelentes soluções para as minhas demandas”, finalizou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.