02/03/2013 09h12 – Atualizado em 02/03/2013 09h12

Mestrados da UFGD iniciam inscrição para quem quer fazer apenas uma disciplina

Aluno especial é aquela pessoa que se inscreve para assistir apenas uma disciplina do curso durante um semestre

Da Redação

Quem já terminou a faculdade e tem interesse em seguir estudando tem pelo menos 16 opções de cursos de pós-graduação em nível de mestrado, todos gratuitos, na Universidade Federal da Grande Dourados.

Esta é a época em que os cursos de pós-graduação da UFGD começam a abrir inscrições para alunos especiais nos programas de mestrado e doutorado. Aluno especial é aquela pessoa que se inscreve para assistir apenas uma disciplina do curso durante um semestre.

O mestrado em Educação foi o primeiro a abrir inscrições e já encerrou a seleção de alunos especiais. Ainda estão abertas as inscrições para os mestrados em Agronegócio, Antropologia, Geografia e Zootecnia. Em breve, os outros 11 programas de pós-graduação devem divulgar edital para seleção de aluno especial.

Entrar no mestrado como aluno especial ajuda o estudante a conhecer quais as linhas de pesquisa e assuntos sobre os quais trabalham os mestrandos e professores. Isso é essencial na elaboração de um projeto de pesquisa – que, geralmente, é um dos requisitos na seleção de alunos regulares do mestrado. Na maioria dos programas de pós-graduação, cada pessoa pode fazer até três disciplinas como aluno especial, cursando uma disciplina por semestre.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para quase todos os cursos, a documentação exigida é uma fotocópia autenticada do diploma ou atestado de conclusão de curso de graduação em nível superior; e fotocópias simples do histórico escolar do curso de graduação; da identidade, da certidão de nascimento, do título de eleitor, do comprovante de votação da última eleição; do CPF; de comprovante de quitação com o serviço militar; uma foto 3×4; e uma cópia impressa do currículo Lattes.

Este currículo deve ser preenchido na plataforma Lattes, através do site http://lattes.cnpq.br. Nele, o estudante deve informar dados da sua carreira profissional e acadêmica, sempre lembrando que terá que comprovar seu currículo através de certificados, diplomas e outros documentos.

Também é importante lembrar que o aluno especial paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 110,00, que deve ser paga através de Guia de Recolhimento da União a ser gerado no link: http://www.ufgd.edu.br/gru/.

MESTRADOS COM SELEÇÃO ABERTA PARA ALUNO ESPECIAL:

Agronegócio

http://www.ufgd.edu.br/face/mestrado-agronegocios/editais/Edital%20Aluno%20Especial%20%202013-1.pdf

Antropologia

http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-antropologia/noticias/abertas-inscricoes-para-alunos-especiais-i-semestre-ppgant-2013

Geografia

http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-geografia/noticias/abertas-inscricoes-para-alunos-especiais-i-semestre-ppgg-2013

Zootecnia

http://www.ufgd.edu.br/fca/mestrado-zootecnia

(*) Com informações de Assecom UFGD

Comentários