23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Meteorologia prevê final de semana de bastante calor em Mato Grosso do Sul

Em Três Lagoas o tempo ficará como ontem, sol com algumas nuvens e sem previsão de chuva nesta sexta-feira e durante o feriado da Independência

O calor promete aumentar ao longo do final de semana em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) desta sexta-feira (03) a domingo (05) o tempo fica firme e não há probabilidade de chuvas em grande parte do estado.

Para o extremo sul das regiões pantaneira e sudoeste, o Cemtec estima aumento de nebulosidade, com pancadas de chuvas bem isoladas (até 5mm) devido a passagem de uma frente fria.

As temperaturas seguirão elevadas em todo o estado, podendo atingir até 38ºC na região pantaneira, 37ºC na região centro-norte, 39ºC na região leste, 35ºC na região sudoeste e em torno de 36°C na capital. 

Ao mesmo tempo que as temperaturas se elevam, a umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos, são esperados valores entre 5-25%. As áreas mais impactadas serão as regiões pantaneira, centro-norte e leste.

Meteorologia prevê final de semana de bastante calor em Mato Grosso do Sul

Feriado

As mesmas condições devem se manter ao longo do feriado da independência do Brasil. De acordo com o Cemtec, a segunda-feira (06) e a terça-feira (07) serão de tempo estável em todas as áreas do Estado. 

As temperaturas devem permanecer altas e os índices de umidade relativa do ar baixos entre 5-30%, principalmente nas regiões pantaneira, centro-norte e leste devido a atuação de um anticiclone em médios níveis.

Condições registradas

Setembro começou trazendo de volta o calor e o tempo seco. Para se ter uma ideia, Corumbá figurou na lista de lugares mais secos do País no primeiro dia do mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital do Pantanal registrou 13% de umidade relativa do ar. Os dados também mostram Coxim (14%), Costa Rica (15%), e Campo Grande, Jardim e Três Lagoas com 17%. 

Com tendência de elevação para os próximos dias, as temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul também foram destaque. Enquanto Corumbá registrou 38.2°C no primeiro dia de setembro, Coxim também aparece na mesma lista com calor de 37.6°C.

Mireli Obando, Subcom 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.