19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Calor vai continuar em Três Lagoas, diz meteorologista; cidade registra 41º

06/03/2012 16h00 – Atualizado em 06/03/2012 16h00

Calor vai continuar em Três Lagoas: sensação térmica chega a superar os 41º

:

Meteorologista alerta para cuidado com a radiação ultravioleta no período de forte calor

Adriano Vialle

Os termômetros que já marcaram até 44º em Três Lagoas continuam registrando temperaturas altas na cidade, banhada pelo caudaloso rio Paraná. O forte calor nesta terça-feira (6) causa desconforto nas pessoas, mas tem aquecido um setor da economia. O movimento nas lojas de eletro é visível. De qualquer forma, especialistas alertam para os riscos da exposição ao sol e calor. Além de desconforto, a alta temperatura pode provocar reações.

De acordo com a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), Cátia Braga, essa sensação de desconfoto é efeito do sistema de alta pressão na atmosfera.

A meteorologista explica que a sensação na cidade supera os 40º.“Essa sensação de abafamento é como por exemplo se fosse uma tampa de panela o calor vai para baixo causando pressão e consequentemente um calor extremo que reflete no sistema de alta pressão que está fazendo em Três Lagoas”, explica.

Outro alerta é quanto aos cuidados com a radiação ultravioleta nesse período de forte calor. Além da simples indisposição, a população está exposta aos riscos de contrair câncer de pele. Trabalhadores eas ruas e operários de obras e outros ambientes abertos, sem equipamentos de proteção, são os mais afetados pela exposição solar.

Segundo a meteorologista Cátia Braga, as previsões para os próximos dias seguem de clima quente, indicando que lugares frescos e procura por ventiladores e aparelhos de ar condicionado continuarão sendo disputados no comércio de Três Lagoas..

No município a temperatura está em torno de 35.7% com umidade relativa do ar marcando 33%. Cátia alerta para o índice de radiação ultravioleta que está alta na região de Três Lagoas registrando 6 a 7%. “Não tem previsão de chuva forte apenas nos próximos 10 dias que o tempo pode mudar na região de Três Lagoas e alguma nebulosidade no final de tarde sem risco de chuva”, informa meteorologista da Cemtec .

Três Lagoas tem registrado temperaturas altas nos últimos dias. (Foto: Jean Martins)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.