27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Ministério abre consulta pública para programa de florestas plantadas

05/09/2018 16h42

Redação

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União a portaria que abre a consulta pública do PlantarFlorestas (Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas).

O objetivo é receber sugestões para implementar o programa com ações previstas para os próximos dez anos. As florestas plantadas estão localizadas principalmente em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

A meta do programa é aumentar em 2 milhões de hectares a área de cultivos comerciais. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área cultivada chega a 10 milhões de hectares, principalmente com eucalipto, pinus e acácia.

O coordenador-geral de Florestas e Assuntos de Pecuária, da Secretaria de Política Agrícola, João Salomão, diz que o documento apresenta um diagnóstico do setor com aspectos ambientais, sociais e econômicos.

“Ao final de 2014, o tema voltou à responsabilidade do Mapa, atendendo principalmente demanda do setor produtivo, uma vez que o plantio é uma atividade de produção”, diz Salomão.

Segundo a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), o país lidera o ranking de produtividade florestal, com média de 35,7 m³/ha/ano, duas vezes mais do que a produtividade dos países do hemisfério norte. A área com florestas plantadas ocupa apenas 1% da área do país, mas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais.

Ainda de acordo com dados da IBÁ, o valor da produção florestal atingiu R$ 18,5 bilhões em 2016 e gera 510 mil empregos diretos.

O Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas ficará em consulta pública durante 30 dias, e as sugestões podem ser enviadas ao e-mail [email protected].

(*) Campo Grande News

Ministério abre consulta pública para programa de florestas plantadas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.