26/03/2012 08h46 – Atualizado em 26/03/2012 08h46

Da Redação*

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Costa Rica recebe 6 notas 10 do Ministério da Saúde através dos indicadores do IDSUS – Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde em diferentes itens da avaliação por município. A nota municipal do IDSUS foi 5,70, sendo que além dos 78 municípios do estado, todos os municípios brasileiros foram avaliados.

Para o Prefeito Municipal de Costa Rica Jesus Baird a boa avaliação do IDSUS revela que seu empenho como administrador na área da saúde apresenta resultados significativos. “O meu comprometimento com a população de Costa Rica é melhorar o atendimento do sistema de saúde e as notas apresentadas pelo IDSUS comprovam que estamos no caminho certo” ressalta Jesus Baird.

Os itens avaliados com a nota 10 foram cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde, razão de exames citopatológicos (preventivos) do colo de útero em mulheres de 25 a 59 anos e a população da mesma faixa etária, razão de internações clínico-cirúrgicas de média complexidade e população residente, proporção de internações sensíveis a atenção básica, cobertura com a vacina tetravalente em menores de 1 ano e proporção de exodontia (extração dentária)em relação aos procedimentos.

De acordo com a Subsecretária de Saúde Adriana Pereira Martins Carrijo os funcionários responsáveis pelos atendimentos da rede de saúde municipal tem que melhorar cada vez mais. “Por exemplo, se as internações diminuem é sinal de que a saúde está atendendo bem a demanda e em relação à vacinação é uma medida preventiva que consegue eliminar as doenças nas crianças, os preventivos antecipam problemas futuros” acrescenta Adriana.Mais informações: 3247-6600 Fundação Hospitalar de Costa Rica.

(*) Com informações da Assessoria de Cominicação de Costa Rica.

Comentários