20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Ministro chileno compara Lula a Ricardo Lagos

22/10/2002 09h57 – Atualizado em 22/10/2002 09h57

SANTIAGO – Se o candidato do PT Luiz Inacio Lula da Silva vencer no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil, no próximo domingo, aplicará uma política econômica aberta aos mercados, como faz no Chile o presidente socialista Ricardo Lagos, estimou nesta segunda-feira o ministro chileno da Fazenda, Nicolás Eyzaguirre.

“Acho que será um líder mais parecido com o presidente Lagos aqui”, comentou o ministro, durante uma entrevista para correspondentes da imprensa internacional em Santiago.

De acordo com o que dizem as pesquisas, logo que eleito, “o mais provável é que apresente suas idéias econômicas” para tranqüilizar os mercados, porque seus assessores são “bons economistas”, afirmou Eyzaguirre.

“Sem dúvida, a situação no Brasil nos afeta”, admitiu Eyzaguirre, depois de a moeda chilena ter registrado uma forte queda, arrastada pela desvalorização do real brasileiro.

O Banco Central precisou intervir no mercado de câmbio e injetar até quatro bilhões de dólares em bônus para deter a queda do peso, que no dia 10 de outubro passado chegou a um mínimo histórico: 760 pesos por dólar.

Mas o “contágio” das dificuldades enfrentadas pelas economias de Brasil, Argentina, Uruguai e outros países da região não afetará o Chile, assegurou o titular das finanças.

Fonte: CNN

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.